Cursos do Prominp com inscrições até o dia 12 PDF Imprimir E-mail

Estão abertas até 12 de abril as inscrições para cursos profissionalizantes do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, o Prominp. Através de parceria entre a secretaria de Trabalho de Niterói e a Petrobras, serão destinadas 1.212 vagas para Niterói, atendendo a nove categorias profissionais, basicamente nas áreas de construção, montagem e engenharia.

Haverá cursos para caldeireiros, mecânicos ajustadores, montadores, soldadores de estrutura, soldadores de tubulação, eletricistas de força e controle, eletricistas montadores, engenheiros de estrutura metálica e engenheiros de análise de risco ambiental.

Os candidatos pagam apenas as taxas de inscrição, que variam de R$ 25,00, para candidatos a cursos de nível básico; R$ 42,00, para níveis médio e técnico; e R$ 63,00, para nível superior. Os cursos são gratuitos. O Prominp fornecerá bolsa-auxílio para alunos desempregados: R$ 300,00, para cursos de nível básico; R$ 600,00, para níveis médio e técnico; e R$ 900,00, para nível superior.

A secretaria de Trabalho ajudará na captação de candidatos aos cursos. No ano passado, a secretaria recebeu centenas de inscrições de pessoas interessadas nos cursos oferecidos pelo Plano Setorial de Qualificação, o Planseq, do Ministério do Trabalho, mas, por determinação do Governo Federal os cursos foram adiados.  Agora, a secretaria de Trabalho está fazendo contato com os inscritos para verificar se eles têm interesse nos cursos do Prominp, explica o secretário Osvaldo Maneschy.

As inscrições para os cursos do Prominp terão de ser feitas pela internet, acessando o site
www.prominp.com.br ou no posto credenciado em Niterói, à Rua Aurelino Leal, 25, loja, no Centro. Os candidatos se submeterão a uma prova nacional no dia 13 de maio próximo, cujo resultado sairá no dia 6 de junho. Ao todo, o Prominp está oferecendo 11 mil vagas em 14 estados do Brasil.