“O Teatro aplaude o Teatro”, programação toda voltada para as artes cênicas no Municipal de Niterói PDF Imprimir E-mail

chico

Dia 27 de março de 2012

“Calabar - o elogio da traição” de Chico Buarque e Ruy Guerra, com direção de Evans de Brito

IV Ciclo de Leitura Dramatizada

Terça-feira às 19h Gratuito (Distribuição de 200 senhas 30 minutos antes do início do espetáculo)

Escrito no período da ditadura militar brasileira, Calabar - O Elogio da Traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra abre o Ciclo de Leitura Dramatizada, versão 2012, no TMN. A peça mostra o Brasil do século XVII, mas especificamente no período das invasões holandesas, onde se desenrola uma alegoria histórica. Com sensibilidade e inteligência, a peça relativiza a posição de Domingos Calabar, quando ele preferiu tomar partido ao lado dos holandeses contra a coroa portuguesa. Os conceitos de traidor e traição, que já são subjetivos, tornam-se ainda menos palpáveis na obra. Os autores miraram como alvo o regime militar, sua censura e os veículos de comunicação que, engessados pelas versões dos fatos sempre concordavam com o sistema, passando ao povo imagens que precisavam ser questionadas em sua veracidade. Direção de Evans de Brito.

Duração 80 minutos. Classificação etária: Livre.

grupo_moitaraDia 28 de março de 2012

A Máscara na Energia do Ator

Palestra/Espetáculo

Quarta-feira às 12h30 Gratuito (Distribuição de 200 senhas 30 minutos antes do início do espetáculo)

O Grupo Teatral Moitará desenvolve, há mais de vinte anos, uma pesquisa continuada sobre o trabalho do ator, buscando compreender os princípios que fundamentam sua arte, tendo nos estudos dos aspectos e funções da Máscara Teatral a base para a elaboração de uma metodologia própria. A Máscara na Energia do Ator é uma Palestra/Espetáculo que reflete sobre a contribuição técnica e artística da máscara teatral para a formação do ator e desenvolvimento de um teatro essencial. A Palestra-Espetáculo desenvolve-se de forma lúdica e dinâmica envolvendo o espectador nas situações e contexto de cada máscara.

Duração 60 minutos. Classificação etária: Livre.

Dias 30 e 31 de março de 2012

“Quiprocó”

Sexta e sábado às 21h R$ 20,00

Quiprocó, criado pelo Grupo Teatral Moitará é um espetáculo lúdico, que se alimenta do universo cultural brasileiro para criação de tiposgenuínos, com seus sonhos, crenças e costumes, fazendo alguns paralelos entre os arquétipos e o gênero da Commedia Dell'ArteQuiprocócontempla o espírito festivo dos brincantes, a inventividade dos contadores de causos e a criatividade de sobrevivência do povo brasileiro. Num encontro oportunista, três personagens-tipos - cada um na sua rotina - tentam saciar seus desejos, utilizando artimanhas de sobrevivência. Num jogo divertido de qüiproquós, são deflagrados conflitos dos sentimentos humanos.

Duração 90 minutos. Classificação etária: Livre.

SERVIÇO:

Local: Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro de Niterói, 2620-1624.