Projeto da SMARHS vira lei e recebe prêmio PDF Imprimir E-mail

Um projeto da secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói virou lei ganhou Menção Honrosa e foi escolhido pelo prêmio Greenvana Greenbest 2012 como uma das dez melhores iniciativas públicas de 2011 voltadas para sustentabilidade no Brasil. Trata-se do o projeto de reúso de águas cinzas, em vigor na cidade desde julho do ano passado. A ideia, que já está valendo em pelo menos 15 edifícios construídos em Niterói, repercutiu em Brasília, onde o Congresso Nacional estuda torná-la obrigatória em todo país. A proposta determina que águas utilizadas nos chuveiros, banheiras, lavatórios de banheiros, tanques e máquinas de lavar sejam reaproveitadas para uso não nobres como descarga sanitária e lavagem de pisos.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Guida, a nova lei só trata de novas edificações porque obras de adaptação para este tipo de sistema são caras e muito complicadas. Já moradores de novas construções terão a ganhar porque a diminuição na conta d’água em locais que contam com o método chega a 60%,

Ele informa que várias empresas tradicionais de Niterói decidiram aplicar os conceitos da lei mesmo já tendo seus projetos aprovados antes de sua entrada em vigor. Além das edificações, uma garagem de empresa de ônibus passou a utilizar o sistema desenvolvido em Niterói.

“O reuso de água acarreta também a diminuição do esgoto despejado. É bom lembrar que Niterói depende de outros municípios para ter a água que abastece a cidade, então, toda economia é importante”, observou Guida.

O
prêmio Greenvana Greenbest tem por objetivo ressaltar as melhores iniciativas, profissionais, produtos e projetos, para, assim, criar exemplos capazes de guiar o mercado da sustentabilidade que vem crescendo e se aprimorando dia a dia.