NITERÓI PARTICIPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA CRIPE PDF Imprimir E-mail

Gestantes, idosos com mais de 60 anos e crianças de 6 meses a menores de 2 anos deverão tomar a vacina

Dia 05 de maio, sábado, a Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), participará do Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Todas as unidades da Rede Básica de Saúde do município estarão funcionando, das 8 às 17 horas, para atender à população-alvo da campanha. Serão vacinados idosos com mais de 60 anos, crianças entre seis e vinte e três meses, gestantes em qualquer fase da gravidez e funcionários de unidades de saúde, que fazem atendimento para a influenza.

A vacinação continuará disponível até o dia 25 de maio nas unidades da Rede Básica de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A população deve comparecer aos postos de vacinação munidos do cartão de vacinação, documento de identidade e, no caso de trabalhadores da área de saúde, documento que comprove o local de trabalho. As crianças, dentro da faixa etária recomendada, que serão imunizadas pela primeira vez, receberão duas doses, sendo, portanto, agendado seu retorno após 30 dias.

A VACINA

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). As reações adversas são leves, como dor e sensibilidade no local da injeção.

A administração da vacina está contraindicada em caso de alergia severa à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, assim como as que já apresentaram a Síndrome de Guillain Barré, devem consultar o médico primeiro.

De acordo com a orientação recebida pelo MS, os usuários que não se enquadram nos grupos de pessoas que não devem se vacinar, mas apresentem alguma doença crônica, poderão tomar a vacina no período da campanha mediante prescrição médica e de acordo com as normas do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).