Operação da Prefeitura de Niterói recolhe 45 moradores de rua no Centro PDF Imprimir E-mail

rua02A operação de recolhimento de moradores em situação de rua e usuários de crack realizada na terça-feira (08/05), pela Prefeitura de Niterói, retirou 45 pessoas das ruas do Centro. Apenas oito se recusaram a receber atendimentos sociais, as demais foram encaminhadas para o Centro de Referência especializado para População de Rua (Crepop), onde se alimentaram, fizeram higiene pessoal e foram cadastradas. A ação foi realizada pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Segurança e Controle Urbano, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin).

Durante a operação, um homem foi conduzido pelos policiais à delegacia, por não estar cumprindo o regime semi-aberto, e uma mulher foi levada para o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. Duas pessoas serão encaminhadas para Nova Friburgo e Rio de Janeiro, suas cidades de origem, 16 foram acolhidas no abrigo do Município e as demais foram reinseridas ao núcleo familiar. Os cadastrados continuarão sendo acompanhados e assistidos pela Prefeitura de Niterói.

“A ação realizada alcançou os objetivos traçados, graças à integração entre os órgãos envolvidos. Continuaremos trabalhando para atender as demandas da população em situação de rua de Niterói”, declarou o secretário de Assistência Social, Michel Saad, que participou da operação junto com uma equipe de três assistentes sociais, uma psicóloga, um pedagogo e sete educadores sociais.

O secretário de Segurança e Controle Urbano, coronel Ruy França, disse que seu objetivo na operação é secundário: “Nosso foco é na segurança pública. Essas ações mostram a redução dos crimes praticados no entorno do local, onde as operações são realizadas”, declarou França, adiantando que a próxima ação deverá ser realizada na próxima semana. Cerca de 20 homens da Secretaria de Segurança e Controle Urbano participaram da operação.

rua01