Vacinação contra gripe: secretária de Saúde apela à população para que compareça aos postos de saúde e não deixe para última hora PDF Imprimir E-mail

Falta apenas uma semana do término da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, somente 19% da população alvo, entre crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e indígenas foram vacinados na rede municipal de saúde de Niterói, num total de 18.502 pessoas.  A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), secretária Gisela Motta de Miranda, faz um apelo para que todas as pessoas desses segmentos, que estão previstas para serem vacinadas no município, em torno de 103.243, compareçam aos postos de vacinação o quanto antes e não deixem para o último dia da campanha, na próxima sexta-feira, 25 de maio.

De acordo com as estatísticas da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), da FMS, enviadas ao Ministério da Saúde (MS), até agora foi vacinado, conforme o público alvo, o seguinte quantitativo: 13.661 idosos, para um público estimado em 83.625, em torno de 17%; crianças vacinadas de seis meses a dois anos somam 2.493, ao todo 28%, para uma população alvo de 8.987; o mesmo acontecendo com as gestantes, até agora só 885, em torno de 20% do total previsto, de 4.493, tomaram a vacina. Os trabalhadores da saúde foram 1.463 a se vacinarem, em torno de 23%, do total de 4.493. Importante destacar que a criança, que no ano passado não tomou a vacina, deverá fazê-lo em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. A que já foi vacinada, só deverá tomar uma dose.

GRIPE H1N1

Conhecida como gripe suína, A ou H1N1, a Covig destaca a importância de se identificar os sintomas característicos da gripe A: febre alta, em torno de 39º, dor de cabeça intensa, calafrios freqüentes, cansaço extremo, dor de garganta leve, tosse seca e contínua, pouco catarro, ardor nos olhos e dores musculares.

Como nesta época do ano são comuns as doenças do trato respiratório, tais como sinusite, bronquite, rinite e resfriado, é importante a avaliação médica para um correto diagnóstico do quadro. Nesse sentido, a Covig orienta os usuários a buscarem um correto diagnóstico do quadro clínico e que busquem evitar a automedicação, que é perigosa, e muitas vezes agrava o quadro e pode causar danos à saúde e efeitos colaterais.

Prevenção

Para se prevenir da doença, os sanitaristas da Covig recomendam as seguintes medidas de higiene e saúde: ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável; se não for possível, utilize o braço, e não a mão, para cobrir a boca. O vírus é transmitido principalmente pelas mãos; lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; faça uma dieta balanceada rica em frutas, legumes e verduras; aumente o consumo de água; pessoas com sintomas de gripe não devem frequentar ambientes fechados. evite aglomerações; não use medicamentos sem orientação médica; e, em caso de suspeita de infecção pela Influenza A (H1N1), procure imediatamente uma unidade de saúde mais próxima de casa para o diagnóstico e tratamento adequados.