Neste sábado, mutirão contra dengue e desratização na Engenhoca PDF Imprimir E-mail

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói promove neste sábado, dia 26, em parceria com a Administração Regional da Engenhoca, Companhia de Limpeza Urbana (CLIM) e o Centro Cultural Comunitário do bairro, um mutirão de prevenção contra a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e desratização em algumas ruas e comércio da localidade. A concentração será em frente à sede da Administração, a partir das 8h. O início dos trabalhos está previsto para as 9h.

Os agentes do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic) farão a aplicação do veneno para ratos, o controle focal do mosquito, através de larvicida, e colocarão capas milimétricas nas caixas de água que estiverem destampadas. Com o mesmo objetivo, os funcionários da Clin farão varreduras para retirar o lixo e irão roçar o mato em terrenos abandonados.

Além das medidas preventivas, os agentes do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), da FMS, irão orientar a população local, através da distribuição de panfletos educativos sobre os cuidados para se evitar o aparecimento dos focos que causam a dengue e a leptospirose, doença causada pelas fezes e urina do rato.

De acordo com o administrador Regional da Engenhoca, Carlos Castelar, os moradores também terão a oportunidade de preencher fichas, solicitando outros serviços para o bairro, que serão atendidos pela FMS e Clin, após análise de viabilidade operacional