Mais 30 porcos retirados das ruas no Morro do Serrão PDF Imprimir E-mail

Ação foi solicitada à Vigilância Sanitária pelos próprios moradores.

Captura_de_PORCOSOs moradores do Morro do Serrão e adjacências, no bairro do Cubango, não escondem a satisfação com a intervenção do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), da Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), que no início da noite de ontem, dia 24, capturou 30 porcos selvagens da localidade. Os próprios moradores solicitaram a operação, em virtude do medo que tinham em transitar pelas vielas do morro, sob ameaça de serem atacados pelos animais.

A retirada dos porcos contou com 18 profissionais envolvidos, entre funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Vigilância Sanitária; da Patrulha Ambiental, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e de laçadores do Curral de Itaboraí, empresa que firmou convênio com a Prefeitura de Niterói ano passado. A operação teve início às 10 horas da manhã e só terminou às 18 horas, em função da agressividade dos animais, o que exigiu um cuidado ainda maior dos laçadores e de toda equipe.

De acordo com o Chefe do CCZ, Fábio Villas Boas, os animais viviam no meio do mato e, possivelmente alguém tentou criar alguns deles e, sem condição de alimentá-los, soltou-os no ambiente. Como se multiplicam rapidamente, eles foram à busca de comida nos lixos espalhados nos morros e ruas adjacentes. Para ele, a captura alivia o transtorno causado, não só no Morro do Serrão como nas ruas Noronha Torrezão, 22 de Novembro e Carlos Maximiano. Ele acredita que existam ainda mais desses animais em outros morros próximos, como o da Boa Vista, e nos bairros de Fátima e São Lourenço.

Até agora, o CCZ já capturou mais de 500 animais, entre porcos, cavalos e até uma vaca, em várias ruas de diversos bairros de Niterói, como Icaraí, Santa Rosa, Pé Pequeno, Fonseca e Ingá. Eles são levados para o curral. Se durante 10 dias, os animais não forem resgatados pelos possíveis proprietários, eles serão tratados e vermifugados e, após quarentena, poderão ir a leilão.