Vacina antirrábica em Niterói será em setembro com a campanha nacional. PDF Imprimir E-mail

Vacinação_antirrábica_2012A Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), decidiu acompanhar a data da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, que será realizada em setembro, em data ainda a ser marcada pelo Ministério da Saúde (MS).

Outros municípios da Região Metropolitana II, como São Gonçalo, optaram em vacinar os animais neste sábado, dia 26, após consulta feita ao Governo do Estado. A decisão de Niterói de não aplicar a dose neste fim de semana atende a um apelo dos organizadores, que desejavam mais tempo para planejar e divulgar o evento. O município pretende vacinar uma população estimada de 61.215 cães e 12.243 gatos, de acordo com o chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), Fábio Villas Boas.

A Campanha de Vacinação Antirrábica foi cancelada em todo País, em sete de outubro de 2010, em virtude de problemas apresentados com um dos lotes da vacina. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a ocorrência de reações graves e mortes, que até então não eram registrados na literatura científica disponível, inviabilizaram a realização do evento em todo o território nacional. A medida foi determinada pelo Ministério da Saúde.

Raiva

A raiva é uma zoonose (doença transmitida dos animais ao homem), onde o vírus é propagado principalmente por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura de bichos infectados. Nos Ãºltimos anos, a ocorrência de raiva no Estado do Rio de Janeiro está restrita aos animais de Ã¡reas rurais, incluindo bovinos, equinos e morcegos. Não há registro da ocorrência de raiva em cães e gatos desde o ano de 2002, o que indica o sucesso das campanhas de vacinação antirrábica realizadas no estado, onde o empenho das Secretárias Municipais de Saúde foi decisivo na realização dos eventos, evitando o recrudescimento da raiva em animais e sua transmissão aos humanos.