Centro de Referência para enfrentamento em Crack, Álcool e outras Drogas é lançado PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), lançam o IPSO -Centro de Referência para Formação em Crack, Álcool e outras Drogas. O órgão foi um dos 49 Centros Regionais de Referência aprovados pelo edital nº 002/2010/GSIPR/SENAD, do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, instituído pelo decreto 7.179, de 20 de maio de 2010.

O IPSO é um centro de formação de profissionais de saúde, assistência social, justiça, educação, que decidiram arregaçar as mangas e enfretar um grande desafio: prestar cuidado a usuários de crack, álcool, e outras drogas. A capacitação também é oferecida a quem se interessar pelo problema, ampliando o número de pessoas envolvidas na multiplicação de informações sobre o tema. A iniciativa leva em consideração os princípios dos direitos humanos, da redução de danos e do SUS.

De acordo com os organizadores, estão previstos para este ano a realização de cursos, dois seminários, a construção de uma interface virtual, que disponibilize informações sobre a questão do uso e abuso de crack, álcool e outras drogas e a elaboração de publicações sobre o tema.

Seminário

O IPSO promoverá um Seminário de Abertura, no próximo dia 13 de junho, quarta-feira, às 14h, no auditório Rosalda Pai, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da UFF, à Rua Dr. Celstino, 74, Centro. Na programação, uma conferência sobre o tema Panorama Atual da Política de Drogas no Brasil: a Redução de Danos, com o Professor Tarcísio Mattos de Andrade, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Coordenador da Divisão de Redução de Riscos e Danos do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/ UFBA).

Cursos gratuitos

O IPSO promoverá também quatro cursos gratuitos de atualização em crack, álcool e outras drogas para profissionais de saúde e assistência social do Estado do Rio de Janeiro: com inscrições abertas, entre os dias 13 de junho a 18 de julho, será realizado o Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack, Álcool e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS.

O Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack, Álcool e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde, Redutores de Danos, Agentes Sociais e Profissionais que atuam nos Consultórios de Rua, terá inscrições no período de 25 de julho a 29 de agosto..

O Curso de Atualização em Crack, Álcool e outras Drogas para Médicos da Atenção Básica e Profissionais NASF e o de Atualização em Atenção Integral aos Usuários Crack, Álcool e outras Drogas para Profissionais atuantes nos Hospitais Gerais ainda terão suas datas e inscrições divulgadas. Os interessados devem se inscrever pelo endereço eletrônico:

folder_ipso

flyer_curso1