VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ENCERRA NESTA SEXTA, EM NITERÓI. PDF Imprimir E-mail

Percentual de vacinados até hoje chegou a 61% do público alvo

Nem mesmo com a mobilização de cerca de 500 funcionários da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, (FMS), diariamente, em todas as unidades básicas e policlínicas, das 8 às 17 horas, somente 61% do público alvo ou 63.684 pessoas tinham se vacinado contra a gripe até esta quinta-feira. A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, iniciada no último dia 5 de maio, terminará amanhã, dia 1º, com baixo índice de vacinação registrado em todo País.

Para a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Secretária Gisela Motta de Miranda, cabe não somente ao Poder Público, mas especialmente as famílias, a mobilização desse extenso público alvo. Quando se trata de prevenção de doenças, entre elas a gripe, os parentes e amigos têm maior poder de convencimento, pois na maioria das vezes são eles mesmos que acompanham o idoso acima de 60 anos ou a criança (de seis meses a dois anos) até a unidade de saúde mais próxima de casa.

Em Niterói, os idosos formam um público estimado em 89.625 pessoas; no entanto, somente 48.344 (58%) compareceram até esta quinta-feira aos postos de vacinação. No grupo de 8.987 gestantes, apenas 2077 (45%) receberam a dose de proteção. E das 8.987 crianças previstas para serem vacinadas, somente 5266 (59%) foram levadas por seus pais aos postos. No entanto, na contramão dos fatos, os trabalhadores da saúde aderiram à mobilização, deram exemplo e superaram as expectativas, onde 7959 compareceram, ultrapassando o total previsto de 4.493 pessoas. Além disso, 44 indígenas foram vacinados ou 98% do público alvo.

GRIPE COMUM, INFLUENZA A

Com o final do outono e a proximidade maior da chegada do inverno, as mudanças de temperatura ocorrem com mais freqüência, surpreendendo às vezes as pessoas, que ficam sujeitas a gripes e resfriados. Os sintomas são parecidos, principalmente entre a gripe comum e a gripe pelo vírus da Influenza. A gripe, por exemplo, pode ser uma doença passageira, mas está sujeita a complicações. Por isso a vacinação do público alvo é importante. São essas pessoas as mais suscetíveis aos vírus.

A gripe comum e a influenza A sãs causadas por diferentes subtipos do vírus influenza. Os sintomas das duas são muito parecidos e se confundem, mas há algumas diferenças.   A transmissão do vírus é de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. No entanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato de superfícies contaminadas. Por isso, o destaque que os médicos dão à importância de se lavar bem as mãos com frequência, com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz, após contato com superfícies. Também é recomendado a não se compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.