Posto Cidadão amplia locais de descarte de óleo de cozinha usado PDF Imprimir E-mail

Dois meses após seu lançamento, o projeto “Posto Cidadão” foi ampliado. A partir de hoje, 1º de junho, mais quatro postos de combustíveis de Niterói passarão a funcionar como pontos de coleta de óleo de cozinha usado.

Agora, serão oito os locais onde a população poderá fazer o descarte do material e também levar garrafas pets usadas. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade realizado em parceria com o Sindicato dos Postos de Combustíveis e a concessionária Águas de Niterói.

“Até agora, foram recebidos 400 litros de óleo vegetal e 230 embalagens de plástico. É uma quantidade ainda baixa. Porém, se trata de uma iniciativa pioneira que implica em mudança de hábitos. Dentro desse contexto, avaliamos que a resposta da população foi muito boa. Com a ampliação do número de postos, a adesão só tende a aumentar. Nossa meta é chegar a 10 postos coletores em breve”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade Fernando Guida.

Óleo de cozinha usado é um produto de descarte difícil que acaba poluindo o solo ou entupindo as redes de água e esgotos. Os novos postos de coleta são: Auto Posto Amendoeira  (Av. Roberto Silveira 205, Icaraí); Centro Automotivo Paço de Souza (Av. Jansen de Melo, 417, Centro); Posto de Gasolina Dr. March (Rua Dr. March, 229, Barreto) e Posto Real da Ilha (Rua Matos Pitombo, 620, Ilha da Conceição).

Já participavam do projeto: Auto Posto Ingá (Rua Tiradentes, 214 / 220, Ingá); Colina Posto de Serviços Automotivos (Av. Francisco da Cruz Nunes, 1065, em Pendotiba); Glamour Posto de Serviços (Estrada Caetano Monteiro, 3258, Pendotiba) e Lava Rápido Americano (Alameda São Boaventura, 710, Fonseca).

Nos pontos de coleta são encontrados dois galões com capacidade para 50 litros de óleo, cada, além de um recipiente para os vasilhames usados pela população para levar o óleo para doação. Os vasilhames também serão encaminhados para reciclagem.

Óleo de cozinha usado serve de matéria-prima para a produção de biodiesel. Os recursos advindos da comercialização das doações serão investidos em ações ambientais na cidade, principalmente na expansão do próprio Projeto.

“É uma vitória para a nossa cidade ser pioneira em um projeto como este. Essa ação vai acarretar, acima de tudo, o respeito ao meio ambiente, a inclusão social e geração de emprego e renda. Existe uma estimativa da criação de 80 empregos diretos. E com a adesão de outros postos, estes números tendem a aumentar. É importante que a população de Niterói seja adepta. Queremos que essa conscientização vire um hábito”, afirmou o secretário Fernando Guida.