Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite acontece neste sábado PDF Imprimir E-mail

polioA Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), participará da 1ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, neste sábado, dia 16 de junho, das 8 às 17 horas. Crianças de até quatro anos de idade, mesmo com a vacinação em dia, deverão comparecer a um dos postos, levando seu cartão de vacina. A meta é vacinar 95% da população alvo ou 26.274 crianças

Cerca de 700 profissionais serão mobilizados para atuarem em aproximadamente 73 postos de vacinação (PV), distribuídos por todas as unidades básicas de saúde, policlínicas comunitárias e regionais, módulos do Programa Médico de Família (PMF) e em escolas, igrejas e creches do município.

Poliomielite

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito que acomete em geral os membros inferiores. A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.

Em 1989 foi registrado no país o último caso de poliomielite e em 1994 o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação. No entanto, em alguns países a doença ainda é endêmica e por isso ainda há risco de reintrodução do vírus da pólio no Brasil.