Maternidade Municipal Alzira Reis ganhará nova Ssala De amamentação PDF Imprimir E-mail

A presidente da Fundação Municipal de Saúde, secretária Gisela Motta de Miranda, vai inaugurar na próxima sexta-feira, dia 29, às 9 horas, a sala de amamentação da Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira (MMAR). Com apoio do Banco de Leite do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), o setor fará a coleta de leite humano, por meio da captação de parturientes e mães que estejam em processo de aleitamento materno, e que vem sendo acompanhadas desde o exame pré-natal nas policlínicas regionais e comunitárias, unidades básicas e módulos do Programa Médico de Família (PMF).

A nova sala de amamentação atende a uma antiga reivindicação das mães de Niterói e está integrada às estratégias de incentivo a pratica do aleitamento materno no município. De acordo com Gisela Motta é preciso que o Poder Público continue estabelecendo metas e elaborando estratégias de apoio à amamentação. Muitas mães, afirma a secretária, deixam de amamentar exclusivamente seus filhos antes dos seis meses de vida, devido aos mitos e tabus ainda existentes. Para inibir este quadro, a Rede Pública Municipal de Saúde está orientada a incentivar o aleitamento materno exclusivo, por meio de reuniões, orientações, conversas e palestras, durante o período que ocorrem os exames pré-natais.

A iniciativa conta também com o apoio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (PAISCA), do Departamento de Supervisão Técnico-metodológica (Desum), da Vice-presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (Vipacaf) e do Rotary Club de Niterói. Todo o leite coletado será encaminhado aos bancos de leite da maternidade e dos hospitais público situados na cidade.