Unidades de Saúde de Niterói ainda vacinam contra o H1N1 com pedido médico PDF Imprimir E-mail

Vacinação irá ocorrer enquanto houver material em estoque nas unidades municipais de saúde.

vacinacao_gripeAs pessoas que fazem parte do grupo de risco (crianças, diabéticos, idosos, gestantes, obesos e indígenas), e que não foram vacinadas durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no mês passado, e que vêm sendo atendidas na rede de saúde de Niterói, poderão ser imunizadas. A decisão é da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), e poderá ocorrer somente nos casos em que os médicos, que atendam a esses pacientes, recomendarem a profilaxia. A vacinação irá ocorrer enquanto houver material em estoque nas unidades municipais de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Gisela Motta de Miranda, intensificou as ações de prevenção, mobilizou profissionais e pede a colaboração da população, no sentido de evitar à proliferação do vírus da gripe Influenza A na cidade, uma vez que a doença já fez algumas vítimas no País este ano. Em Niterói, nenhum caso da doença foi registrado esse ano. A campanha nacional, no município, alcançou uma cobertura em torno de 74% de todo público alvo, com 77.203 pessoas vacinadas.

A cobertura vacinal em crianças alcançou um índice em torno de 70% do público alvo, onde 6.290 menores foram vacinados; idosos (incluindo os profissionais de saúde e os indígenas): 57.595, em torno de 69%; gestantes: 2.466, 55%; indígenas: 44 vacinados, cerca de 100% e os trabalhadores da saúde: 10.814 foram imunizados, 100% ao todo.

Gripes

Com a chegada do inverno, em virtude das baixas temperaturas e do ar seco em algumas regiões, as pessoas estão mais sujeitas a gripe, que se caracteriza por febre alta e repentina, dor de garganta ou tosse, dor no corpo ou nas articulações e mal estar. Se além desses sintomas, surgirem falta de ar, queda de pressão e a febre persistir por mais de três dias - sinais de agravamento - o doente deve procurar imediatamente assistência médica para a introdução de medicamento antiviral.

Os sintomas da gripe comum e da gripe pelo vírus da Influenza A são muito parecidos e se confundem. A comum pode ser passageira, mas está sujeita a complicações. Os dois tipos
são causados por diferentes subtipos do vírus influenza, mas há algumas diferenças.

Prevenção

A transmissão do vírus é de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. No entanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato de superfícies contaminadas.

Por isso, os médicos destacam a importância de se lavar bem as mãos com frequência, com água e sabão, evitando tocar os olhos, boca e nariz, após contato com superfícies e o uso do álcool em gel. Também é recomendado não se compartilhar objetos de uso pessoal, e ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável, além de evitar ambientes fechados, aglomerados e com pouca ventilação natural. Se estiver doente, o repouso em casa durante sete dias é importante para evitar a disseminação do vírus.