Mais 30 porcos são capturados em ruas de Niterói PDF Imprimir E-mail

Oito cavalos também foram capturados em ruas das Regiões Leste e Norte

porcos2A Prefeitura de Niterói, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), capturou mais 30 porcos na última quarta-feira.  A ação teve inicio às 22 horas do dia 25 e se estendeu até a manhã de quinta-feira, com as equipes percorrendo os bairros da Engenhoca, Barreto, Fonseca (Palmeiras e ruas Teixeira de Freitas, Tenente Osório e Carlos Maximiano) e Vital Brazil (rua Waldir Cabral). Oito cavalos foram capturados em ruas do Cantagalo, Piratininga, Engenho do Mato e Riodades.

De acordo com o chefe da Seção de Controle de População Animal do CCZ, Fabio Villas Boas foram utilizados na operação dois caminhões, sendo um deles do Curral Associado (empresa que firmou convênio com a Prefeitura de Niterói) e outro da Policia Militar. Estiveram envolvidos na ação seis funcionários do CCZ, dois guardas municipais da Patrulha Ambiental, 12 peões da empresa conveniada e dois policiais do Batalhão de Policia Rodoviária do Estado do RJ. Desde o inicio das operações foram retirados das ruas 614 porcos; 47 cavalos e uma vaca.

Ainda segundo Villas Boas, após os 10 dias, caso não sejam reclamados, os animais passam a ser propriedade do curral. A grande maioria dos cavalos, afirma Fábio, foram resgatados. A retirada dos cavalos, contudo, está condicionada a apresentação de documentos que comprovem a propriedade dos animais, além do pagamento de multa, diárias referentes à estada local, bem como a realização de exames laboratoriais que atestem a ausência de doenças infecto-contagiosas.

CAPTURA

Os equipamentos utilizados comumente em capturas são redes e cordas para laçar os animais. Cabe ressaltar que os porcos, em sua grande maioria são extremamente fortes e agressivos, principalmente quando se sentem acuados, o que requer grande perícia e habilidade dos agentes envolvidos na operação.