HOSPITAL MUNICIPAL ORÊNCIO DE FREITAS ABRIRÁ MAIS DUAS ENFERMARIAS COM 12 LEITOS NAS PRÓXIMAS DUAS SEMANAS PDF Imprimir E-mail

Mutirão em parceria com Estado, com previsão para setembro, irá contemplar mais 80 cirurgias por mês. Hospital vem agilizando todos os procedimentos

Após período em que foi administrado por uma comissão interventora, o Hospital Municipal Orêncio de Freitas (HOF), já com novo diretor oriundo dessa nova equipe, o médico Modestino Salles, vem realizando inúmeras modificações com objetivo de conferir maior agilidade aos procedimentos, médico e cirúrgico, aumentado a qualidade dos serviços oferecidos à população. O fato vem sendo comprovado por meio de pesquisas de satisfação dos usuários. A abertura de mais duas enfermarias nos próximos 15 dias, com a colocação de mais 12 leitos, será um dos avanços, além de outros que já foram executados.

Previsto para setembro, também está programado um mutirão para a realização de mais 80 cirurgias por mês, além das 130 que já serão realizadas nesse período. Isso se deve a uma parceria firmada pela presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), secretária Gisela Motta de Miranda, com o Governo do Estado e os municípios que integram a Região Metropolitana II.

De acordo com entendimentos entre os órgãos envolvidos, caberá ao Governo do Estado a montagem de mais um sala de cirurgia, para ampliar o número das salas já existentes e que no momento são três. Já o HOF, por meio da FMS, ficará com a responsabilidade do custo de todas as cirurgias e os municípios parceiros contribuirão com anestesistas e técnicos de enfermagem em 10 turnos, manhã e tarde, para o funcionamento normal de uma sala de cirurgia. O município de Maricá Já confirmou essa colaboração.

OUTRAS BENFEITORIAS

A comissão que dirigiu o HOF preocupou-se inicialmente em agilizar os exames pré-operatórios e os insumos para a realização das cirurgias, com compras, entregas e pagamentos rápidos para facilitar o andamento dos procedimentos. Com esse mesmo objetivo, a direção procura repor os profissionais necessários, na medida da possibilidade da FMS.

Todos os leitos do hospital estão cem por cento aptos a receber o número de pacientes possíveis. As enfermarias receberam pequenas reformas, realizadas pela própria unidade, assim como a que ocorreu no refeitório.  Mas, já há uma solicitação junto à Empresa de Obras Públicas (Emusa) para uma reforma maior.