COVIG VACINA CONTRA HEPATITE B GRUPOS ATENDIDOS NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA CIDADANIA LGBT PDF Imprimir E-mail

A vacinação é exclusiva para pessoas de até 29 anos, que buscam assistência no local

Nesta sexta-feira, dia 14, das 10 às 17 horas, uma equipe da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), irá vacinar contra Hepatite B, pessoas atendidas no Centro de Referência da Cidadania LGBT, em São Domingos, Niterói. A vacinação é exclusiva para usuários de até 29 anos, que buscam assistência no local, o que fez os coordenadores a levarem cerca de 300 doses, para imunizar 150 adultos.

Pessoas de grupos mais vulneráveis ou com indicação médica também podem receber a vacina, mesmo se tiverem 30 anos ou mais? A vacina é indicada para todos os grupos listados no parecer técnico do Ministério da Saúde, entre os quais se encontram gestantes, profissionais de saúde, presidiários, carcereiros, garis, índios, caminhoneiros, profissionais do sexo, portadores de DSTs, usuários de drogas, manicures, pedicures e podólogos, soldados das forças armadas, doadores de sangue, usuários de drogas injetáveis, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, entre outros.

OS NÚMEROS

O número de casos confirmados da doença em Niterói, em 2011, segundo dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), atualizados até o último dia 12 soma 40 casos da doença na cidade, com uma incidência de oito casos de hepatite B para cada 100 mil habitantes. Segundo o MS, 70% dos infectados não apresentam os sintomas da doença. Ainda segundo o ministério, de 5% a 10% das pessoas infectadas desenvolvem a forma crônica da hepatite B.