Pacientes recebem hoje nova cartilha do Hospital Municipal Carlos Tortelly PDF Imprimir E-mail

Acompanhantes e visitantes também receberam publicação sobre funcionamento da unidade

A direção do Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT) começou nesta segunda-feira (08/10) a distribuir aos pacientes, acompanhantes e visitantes uma nova cartilha com orientações sobre o funcionamento da unidade. De acordo com a diretora, Fátima de Azevedo Loureiro, a edição tem como objetivo facilitar a convivência entre os usuários e profissionais de saúde, reduzir as infecções cruzadas e a exposição de familiares a agentes biológicos. O documento orienta também o trabalho das equipes assistenciais, no controle do acesso das pessoas ao ambiente hospitalar, bem como preservar o bem estar do paciente e aumentar a segurança interna.

A cartilha estabelece, entre outras regras, os horários para visita aos pacientes nas enfermarias, CTI, BOX e sala de suporte à vida. Crianças de cinco a 11 anos, por exemplo, somente poderão fazer visitas aos domingos, durante 15 minutos. A autorização para os menores é fornecida pelo Serviço Social do HMCT, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, no 3º andar da unidade.

Outro dado importante orienta os usuários sobre o direito do paciente a acompanhante. Neste caso específico, somente têm direito ao benefício pessoas menores de 18 anos, acima de 60 ou portadores de necessidades especiais.  E preferencialmente deve ser do mesmo sexo do interno, a fim de preservar a privacidade dos outros usuários que se encontram na mesma enfermaria.

O HMCT está localizado à Rua Desembargador Athayde Parreiras 266, Bairro de Fátima, em Niterói.