Vigilância em Saúde de Niterói leva ao Governo do Estado Plano de Contingência contra a Dengue 2013 PDF Imprimir E-mail

engue1Representantes da Coordenação de Vigilância em Saúde (covig) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses de Niterói, órgãos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), participarão nesta quarta-feira (07/11) de reunião na Secretaria de Estado de Saúde (SES) onde irão entregar para avaliação, o Plano de Contingência contra Dengue em Niterói 2013. Este ano foram notificados 6.146 casos, sendo 1249 confirmados. Em 2011, 5.554 notificados, dos quais 728 confirmados. Apesar do número expressivo de notificações nos dois últimos anos, fruto de uma busca ativa eficiente e de uma bem estruturada rede de informações, houve apenas um óbito ano passado. O fato evidencia os bons resultados alcançados pelo protocolo de atendimento implantado em Niterói, que vem garantindo a boa recuperação dos pacientes.

Como medida preventiva para evitar o agravo da doença, a presidente da Fundação Municipal de Saúde, secretária Gisela Motta de Miranda, continua determinando que os pacientes com suspeitas da doença, que chegam às unidades de saúde, sempre tenham prioridade no atendimento, sendo encaminhados para hidratação imediatamente. As salas de hidratação são encontradas em todas as seis policlínicas regionais, no Hospital Municipal Carlos Tortelly, nos Serviços de Pronto Atendimento do Largo da Batalha e da Engenhoca e ainda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).

De janeiro até o início do último ciclo de prevenção da dengue realizado pelo CCZ, em 13 de outubro deste ano, além de um trabalho educativo, as equipes visitaram 481.744 imóveis para combater o mosquito da dengue, Aedes aegypti, e ratos.

O Índice de Infestação Predial (LIRA), de agosto e setembro, registrou nos bairros da cidade 1,2%%, considerado médio; em janeiro, que geralmente apresenta mais chuva e temperatura alta, o índice deste ano foi de 2,2%%, também considerado médio. O registro do LIRA começou no último dia 21 de outubro e vai até 31 de dezembro deste ano.

Imóveis multados

Os agentes de controle de vetores, além de atuarem de segunda a sexta-feira, fazem ações contra a dengue também aos sábados, em locais detectados como bairros mais vulneráveis, durante as reuniões do Comitê Municipal de Combate a Dengue, realizadas quinzenalmente. Participam do encontro, representantes do Programa Médico de Família, do CCZ e da Companhia de Limpeza Municipal (CLIM). O objetivo é diminuir os fatores de risco de cada localidade. Durante as inspeções, por não tomarem providência para sanar o problema, os imóveis que apresentaram irregularidades receberam auto de infração. Como parte da estratégia de prevenção, de janeiro até o último dia 05 deste mês de novembro, foram multados 341 imóveis (residências ou terrenos), que apresentaram focos dos mosquitos da dengue.