80 anos de talento na arte gráfica PDF Imprimir E-mail

Para encerrar o ano com chave de ouro, a Niterói Livros lançará o a obra “Quirino Campofiorito: uma paixão gráfica”, escrito pelo crítico de arte Paulo Herkenhoff, dia 29 de novembro, às 19h, no Solar do Jambeiro.

Com foco e extrema propriedade sobre a obra desse artista múltiplo, que adotou Niterói como sua cidade, o livro revela a aguda inteligência crítica do autor, ao divulgar o significado e importância da arte gráfica na obra do Quirino. A obra traz diversas citações do artista que foram extraídas das conversas que o Herkenhoff manteve nos últimos anos de vida de Campofiorito.

Pintor, desenhista, crítico e historiador da arte, ilustrador, gravador, caricaturista e professor, Quirino Campofiorito, ao longo da sua trajetória, contribuiu com um legado artístico e crítico-teórico que serve de referência para o entendimento das artes plásticas no país.

Nascido em Belém em 1902, Campofiorito mudou-se com a família para Niterói em 1914 e já em 1916, o adolescente trabalha como ilustrador nas revistas Tico-Tico e Revista infantil, e o desenvolvimento de sua obra revela “um processo permanente de fidelidade às artes gráficas”, conforme as palavras do autor. Em 1923 conheceu a também artista Hilda Eisenlohr, com quem se casou nesta cidade. Entre prêmios de viagens à Europa, reside em Paris e Roma, vindo a falecer em 1993, em sua casa, em Icaraí.

O autor do livro, Paulo Herkenhoff é capixaba, nascido em 1949. Bacharel em direito é museólogo e crítico de arte. Foi curador do Museu de Arte Moderna de Nova York e do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Informações:
Solar do Jambeiro: 2109 - 2222
Fundação de Arte de Niterói: 2621-5050 (ramal: 204)

Serviço:
Quirino Campofiorito: uma paixão gráfica, por Paulo Herkenhoff.

29 de novembro

Solar do Jambeiro