CINEMA EDUCATIVO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE NITERÓI PDF Imprimir E-mail

O projeto Cine Escola Caravana fará  nesta terça-feira, 27/11, na Escola Estadual Maria Portugal, no Ciep do Baldeador, a partir das 8 horas, quatro sessões de cinema para alunos, abordando os temas de trânsito e meio ambiente.  O projeto do Instituto Renault, que apóia a estratégia de parceria Niterói Por Um Trânsito Mais Humano, adotada pela Prefeitura de Niterói, através da Nittrans, para redução de vítimas de acidente de trânsito, prossegue  quarta-feira, 28/11  e quinta-feira, 29/11, com exibições sucessivas de 8 horas às 14he20 na Escola Estadual Leopoldo Fróes, no Largo da Batalha.

Com equipamentos próprios para instalações itinerantes, o projeto inclui filmes de curta metragem que ensinam às crianças conceitos importantes de segurança no trânsito.  O roteiro do projeto Cine Escola Caravana inclui os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Rio de Janeiro. A passagem por Niterói foi motivada pelo Projeto Escola Segura, desenvolvido pela Nittrans e que já alcança dezenas de escolas na parceria pela melhoria da segurança viária.

Depois de cada filme, educadores e alunos se reúnem e conversam sobre o que acabaram de assistir. As crianças ainda levam para a casa uma atividade para brincar e aprender ainda mais sobre valores tão importantes.

Para os professores que ajudam essa garotada de 8 a 11 anos a aprender português, matemática, ciências e  outras matérias importantes, o cinema é uma forma de deixar o ensino de valores mais criativo e interativo. Em uma lista de vários filmes propostos pelo Cine-Escola Caravana, o professor escolhe as animações que serão mais úteis para essa criançada.

O objetivo do projeto é contribuir para que as  crianças cresçam com segurança, sabendo respeitar o meio ambiente e as diferenças entre as pessoas. Além disso, o sonho é que elas se desenvolvam como cidadãs mais críticas, conscientes e criativas.