Niterói promove Dia D de combate à dengue PDF Imprimir E-mail

Técnicos do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), promoveram na manhã desta quarta-feira, em uma tenda montada na Praça Arariboia, em frente à estação das barcas, o Dia D da Dengue. A iniciativa, que faz parte do calendário oficial de eventos de Niterói, tem como objetivo manter a população mobilizada nas ações de combate a doença, em especial as crianças em idade escolar. A estratégia é torná-las multiplicadoras de informações dentro de casa, que por tabela chegarão aos pais, parentes e demais familiares, afirmou Zamir Martins, chefe do Devic.

Segundo Glória e Claudio Moreira, do IEC, para manter a população mobilizada contra a dengue, mesmo antes da chegada do verão, uma grande força tarefa vem trabalhando o ano todo, reunindo dezenas de profissionais, entre epidemiologistas, médicos, agentes de endemias e sanitaristas da FMS. O grupo decidiu apontar as armas da informação em direção aos alunos das Redes Públicas e Particular de ensino. E as armas utilizadas, de acordo com os técnicos, foram folhetos explicativos, jogos da memória e cartazes.

Os números

A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgou esta semana novo balanço atualizado da dengue. Até o último dia 14 deste mês, foram notificados 6.370 casos suspeitos de dengue em moradores de Niterói, dos quais 46,70% foram atendidos em policlínicas regionais. De acordo com os epidemiologistas, foi observada uma diminuição do número de casos notificados a partir do mês de junho, porém, permanece a necessidade dos profissionais de saúde continuar dando prioridade ao atendimento de casos suspeitos da doença, em todas as unidades da Rede Pública de Saúde, no intuito de evitar óbitos.

Segundo o relatório, foram confirmados por exames laboratoriais 1317 casos. Entre 152 amostras positivas destinadas a pesquisa de vírus, apenas um exame revelou o sorotipo DEN-1, no bairro de São Francisco, e um exame o sorotipo DEN-3, no bairro da Ilha da Conceição. Os demais detectaram o sorotipo DEN-4.