1º de dezembro: Niterói participa do Dia Mundial de Luta contra a AIDS PDF Imprimir E-mail
Pacientes soropositivos, voluntários e profissionais de saúde da Assessoria de DST/AIDS e Hepatites Virais, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), formarão um imenso laço vermelho (símbolo da luta contra a doença) no calçadão da Praia de Icaraí, em frente à Reitoria da UFF, neste sábado, dia 1º, a partir das 9 horas. O evento faz parte das atividades que vem sendo realizadas em Niterói, em comemoração ao 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Na última quinta-feira, dia 29, no auditório do SESC - Niterói, foi realizado o X Seminário da ReduSaids, a rede de Saúde e Educação para prevenção e combate a AIDS, cujo tema abordou as “Diferentes estratégias e tecnologias para o fortalecimento da prevenção em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais”.  Um dos grandes momentos do evento foi a exibição do filme Positivas, de Suzana Lira. O documentário, premiado no Brasil e no exterior, abordou de forma intensa e emocionante a história de seis mulheres infectadas pelo vírus HIV, pelos próprios maridos. Cida, uma das protagonistas, que ficou cega após contrair a doença, participou do vídeodebate.

Programação

Após a formação do laço vermelho na praia, os participantes realizarão atividades de educação em saúde no Campo de São Bento, também em Icaraí. As atividades contarão também com a participação do Grupo Pela Vidda Niterói. À noite, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) será iluminado de vermelho, chamando a atenção da população para duas estratégias importantes no combate à enfermidade: a luta contra o preconceito e a valorização da solidariedade.

Nos dias 6 e 7 de dezembro, quinta e sexta-feira, das 8h30 às 18 horas, haverá uma estrutura montada pela gerência estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais em conjunto com profissionais dos municípios da região metropolitana II, ao lado do Terminal Rodoviário, no Centro, onde serão realizados testes rápidos diagnósticos para o HIV.

Desafios

A assessoria, coordenada por Fábia Lisboa de Souza, tem como meta e desafio para 2013, a ampliação do serviço para o atendimento especializado em HIV/AIDS, além de garantir equipes multiprofissionais nos serviços já existentes, e a reestruturação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), deslocando a estrutura existente na Policlínica Regional Sérgio Arouca, em Santa Rosa, para o centro da cidade, e direcionando as atividades para segmentos populacionais mais vulneráveis.

A AIDS continua atingindo mulheres, homens e crianças, pessoas de diferentes idades e classes sociais. Atualmente, a epidemia no Brasil está estabilizada, mas em patamares elevados, com média de 35 mil novos casos por ano. De acordo com epidemiologistas, ela vem se apresentando como uma epidemia concentrada, com maior prevalência em segmentos populacionais considerados mais vulneráveis. Mas

Os números em Niterói

Niterói registrou 5.890 casos de AIDS em maiores de 13 anos, notificados desde 1983, sendo 3.103 de niteroienses, e 2.787 de outros municípios. Em 2012, até o último dia 12 de novembro, foram notificados 47 novos casos em moradores de Niterói, sendo 28 homens e 19 mulheres, numa razão de 1,47 homens para cada mulher. A faixa etária mais atingida está entre 20 e 49 anos. Nos menores de cinco anos, vem se buscando cada vez mais o controle de casos de AIDS, por meio de ações para prevenir a transmissão vertical do HIV, tendo ocorrido nos últimos anos: um caso em 2008, um em 2009 e um em 2011.

A política brasileira para o enfrentamento da epidemia vem buscando ampliar o acesso aos insumos de prevenção, principalmente ao preservativo masculino, ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, avançando no uso do teste rápido diagnóstico, e garantir o tratamento e oferecer maior qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV.

No ano de 2012, em Niterói, já foram distribuídas 1.623.216 camisinhas masculinas. A Assessoria de DST/AIDS e Hepatites Virais do município disponibiliza a camisinha através de toda a rede de saúde, além de parcerias que também realizam de prevenção e distribuem os preservativos, como o Grupo Diversidade Niterói (GDN), o Centro de Referência da Cidadania LGBT em Niterói, o CAPS-AD, alguns estaleiros, salões e restaurante na Ilha da Conceição, o Restaurante Popular no centro da cidade, o Grupo Pela Vidda Niterói.

O município dispõe de oito serviços de atendimento especializado em HIV/AIDS, estes serviços funcionam no Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP), o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), o Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), a Policlínica de Especialidades da Mulher Malu Sampaio (PEMS), a Policlínica Regional Carlos Antonio da Silva (PRCAS), a Policlínica Regional Sérgio Arouca (PRSA), a Policlínica Regional Largo da Batalha (PRLB) e a Unidade Básica do Barreto (UBB). O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está localizado na Policlínica Regional Sérgio Arouca em Santa Rosa, funcionado às 2ª, 3ª, 4ª e 6ª feiras pela manhã.

O teste rápido diagnóstico para o HIV, atualmente, pode ser realizado nos CTAs, nas Policlínicas Regionais do Largo da Batalha e Carlos Antonio da Silva, em São Lourenço.