Saúde inaugura na próxima semana módulo do Programa Médico de Família e unidade de controle de população animal PDF Imprimir E-mail

A presidente da Fundação Municipal de Saúde, secretária Gisela Motta de Miranda, inaugura novo Módulo do Programa Médico de Família, no bairro do Cantagalo, nesta segunda-feira, dia 3, às 9h. Na terça, dia 4, ela entrega a Unidade de Controle de População Animal (UCPA), às 11 horas, em Icaraí, que estará sob a administração do chefe do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), Zamir Martins. Nesse dia, será lançado o Programa Municipal de Controle de População Animal.

A solenidade do PMF contará ainda com a presença de diretores de todas as unidades municipais de saúde. Gisela Motta quer reforçar a importância da continuidade na implantação de projetos, como o do PMF do Cantagalo, que tem entre outros objetivos, proporcionar uma nova ambientação para usuários e funcionários, no tocante ao atendimento de qualidade para toda a população.

O Programa de Controle de População Animal, desenvolvido em parceria com professores da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), ocupará o prédio da FMS, situado na Rua Lemos Cunha com a Rua Silvestre Rocha, e receberá cães e gatos para castração, mediante agendamento prévio. Para isso, será realizado um cadastramento dos animais nas comunidades de Niterói. Em parceria com as Associações de Moradores, o trabalho será efetuado por equipes do CCZ, que percorrerão diferentes locais do município.

A nova unidade não será apenas um centro de castração animal, mas, principalmente, um local para reuniões e palestras sobre posse e guarda responsável de animais, onde os proprietários receberão todas as informações sobre vermifugação, calendário de vacinas, alimentação adequada, convivência, entre outros. Segundo o chefe do Devic, Zamir Martins, a consciência da guarda responsável não é importante apenas para o animal, mas também para a saúde pública da população de Niterói.