Presidente da FMS inaugurou Unidade de Controle de População Animal em Icarai PDF Imprimir E-mail

controle_animais1A presidente da Fundação Municipal de Saúde, secretária Gisela Motta de Miranda, e chefe do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, Zamir Martins, inauguraram na manhã desta terça-feira (04/12) a Unidade de Controle de População Animal, em Icaraí. A UCPA, além de receber cães e gatos para vacinação e castração, esta mediante agendamento prévio, terá como objetivo maior a educação e conscientização da população sobre a posse e guarda responsável de animais, que inclui ainda o controle das zoonoses em geral. O projeto conta com a parceria da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Gisela Motta se disse muito feliz pela conquista, “um antigo desejo da população”. Defensora de ações de proteção aos animais, ela acredita que o engajamento dos cidadãos em iniciativas como essa chamam a atenção para a importância da castração, bem como da guarda e cuidado dos animais.

A solenidade contou ainda com a presença de cerca de 100 pessoas, entre as quais o professor da Faculdade de Veterinária da UFF, Sérgio Mano; o vice-presidente do Conselho de Medicina Veterinária do RJ, Marcelo Pacheco, o Deputado Estadual, Felipe Peixoto, os vereadores João Gustavo, Renatinho e Beto da Pipa, o médico José Seba, além de representantes de entidades de proteção animal, funcionários da Vigilância Sanitária, entre outros convidados.

controle_animais2

Zamir Martins agradeceu a presença de todos e o empenho da sua equipe por mais essa vitória, e à Câmara dos Vereadores e entidades protetoras pela luta em defesa dos animais e da saúde pública. Na ocasião, entregou cópia do projeto às autoridades presentes, destacando que consta do documento um anteprojeto contendo contribuições de sua equipe ao debate que vai de encontro a uma antiga lei de 1988, que tinha como preocupação a raiva, captura e sacrifício dos animais.
“Hoje, com o controle da raiva, a legislação e as políticas requerem ações diferentes para o tratamento dos animais domésticos”, concluiu Zamir Martins.

A UCPA está situada no entroncamento da Rua Lemos Cunha com Silvestre Martins e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os animais a partir de quatro meses poderão ser vacinados no local, mas a castração deverá ser agendada previamente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com as associações de moradores de várias comunidades do município. A nova unidade será também um local para reuniões e palestras, onde os proprietários receberão todas as informações sobre vermifugação, calendário de vacinas, alimentação adequada, convivência, entre outros temas. E ainda: a unidade possui sala de cirurgia, com duas mesas cirúrgicas, pia e estufa, sala administrativa e hall de espera, além de um amplo espaço externo.

Nas fêmeas, o tipo de cirurgia consistirá na retirada do útero e ovário. Nos machos, os testículos. Ainda segundo os organizadores, há um número de cirurgias por semana reservado às entidades de proteção dos animais e para as pessoas que adotaram cães e gatos, através dessas mesmas entidades.