Niterói terá grupo de pacientes vítimas de AVC, familiares, profissionais de saúde e voluntários. PDF Imprimir E-mail

A  morte do jornalista Joelmir Betting, vitimado por um acidente vascular cerebral (AVC), reacendeu mais uma vez o debate sobre prevenção e tratamento da doença em Niterói. Com total apoio da Secretaria Municipal de Saúde,  será formado esta quarta-feira, dia (12/12), a partir das 9h, o primeiro grupo reunindo pacientes vítimas de AVC, familiares, voluntários e profissionais de saúde em uma unidade de saúde do Brasil. Aberto ao público e com entrada franca, o evento será realizado no andar térreo (varanda  dos fundos) da Policlínica Regional Sérgio Arouca, em Santa Rosa.

A originalidade da iniciativa é ressocializar pessoas  vitimas de AVC, doença que mais mata no país. Apesar das sequelas fisicas, elas se mantém totalmente lúcidas. As unidades de saúde já possuem há algum tempo programas e grupos de hipertensão, diabetes, tabagismo, AIDS, etc. Por que não um grupo de pacientes vítimas de AVC e seus familiares? A intenção, segundo os organizadores, é que a iniciativa se propague por todas as unidades municipais de saúde.

As Leis de apoio às vítimas de AVC

A ideia de colocar na ordem do dia a discussão sobre acolhimento, prevenção, diagnóstico e tratamento do AVC partiu do psiquiatra Daniel Chutorianscy, que vem se recuperando de um acidente vascular cerebral sofrido há três anos. Respaldado por duas leis aprovadas com base no que viveu nesses últimos anos, uma estadual, de autoria do Deputado Paulo Ramos (PDT-RJ), Lei 6033/201, de 8 de setembro de 2011, que cria o Programa de Assistência aos Vitimados de Acidentes Vasculares Cerebrais em todo Estado do Rio de Janeiro, e outra municipal do vereador Gezivaldo de Freitas, o Renatinho (PSOL), com o mesmo texto,  o médico e também paciente pretende compartilhar sua experiência e ouvir os relatos de quem sobreviveu e enfrenta diariamente as sequelas da enfermidade, transformando o isolamento em um ato coletivo e produtivo. Os temas debatidos e os resultados dos encontros serão encaminhados mensalmente ao Conselho Gestor da unidade.

- O Poder Público tem dois documentos oficiais, aprovados pelo Legislativo Estadual e Municipal, que legitimam suas ações e o obrigam a prestar atendimento às vítimas do AVC e seus familiares. As leis existem para serem cumpridas e não para ser um pedaço de papel apenas. O meu papel como cidadão, médico e paciente é manter a população informada e mobilizada sobre o assunto, dando voz e vez a quem não as tem e, muitas vezes, se sente "invisível" pela doença. Esse é o trabalho da Saúde Coletiva e Comunitária -  comentou Chutorianscy.

O Acidente Vascular Cerebral é a doença que mais mata no Brasil, vitimando 250 mil pessoas por ano e deixando cerca de 1 milhão de sequelados.  Dentre as causas, de acordo com pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), estão o excesso de sal caseiro na alimentação, tabagismo, alcoolismo, hipertensão, estresse, e as grandes quantidades de agrotóxicos empregados nos produtos agrícolas.

A Policlínica Regional Sérgio Arouca está situada à Praça Vital Brazil, s/nº, em Santa Rosa, Niterói, RJ.