SUCESSO DO PRIMEIRO ENCONTRO DE PACIENTES COM AVC LEVA INICIATIVA A OUTRAS UNIDADES DE SAÚDE DE NITERÓI PDF Imprimir E-mail

Ideia é formar grupos de pacientes “avecerizados”, familiares e voluntários e promover um amplo debate com o Poder Público sobre propostas de atendimento

Unidades básicas de saúde de Niterói também irão formar grupos de pacientes vitimados pelo Acidente Vascular cerebral (AVC), familiares, voluntários e profissionais de saúde. A proposta surgiu na última quarta-feira, dia 12, quando foi realizado o primeiro encontro para debater prevenção e tratamento da doença em Niterói. Com participação da presidente da Fundação Municipal de Saúde, secretária Gisela Motta de Miranda, do Deputado Estadual, Felipe Peixoto (PDT-RJ), do vereador Gezivaldo de Freitas, o Renatinho (PSOL), além de profissionais de saúde, voluntários e pacientes, foi formado o primeiro grupo, em uma unidade de saúde do Brasil. Nesta quarta-feira, dia 19, a partir das 8h30, o evento será realizado mais uma vez no andar térreo (varanda  dos fundos) da Policlínica Regional Sérgio Arouca, em Santa Rosa. Aberto ao público e com entrada franca, a iniciativa desta vez vai reunir diretores e chefes de outras unidades públicas de saúde do município.

A ideia de colocar na ordem do dia a discussão sobre acolhimento, prevenção, diagnóstico e tratamento do AVC partiu do psiquiatra Daniel Chutorianscy, que vem se recuperando de um acidente vascular cerebral sofrido há três anos. A originalidade da iniciativa é ressocializar pessoas vítimas de AVC. Apesar das sequelas físicas, elas se mantêm totalmente lúcidas. As unidades de saúde já possuem há algum tempo programas e grupos de hipertensão, diabetes, tabagismo, AIDS, etc. E agora o objetivo é formar grupos de pacientes avecerizados e seus familiares. A intenção, segundo os organizadores, é propagar a iniciativa por todas as unidades municipais de saúde. “Quero passar a Saúde para o meu sucessor com esse compromisso político alicerçado”, afirmou Gisela.

ESTATÍSTICA

Segundo dados estatísticos, o AVC é a doença que mais mata no Brasil, vitimando 250 mil pessoas por ano e deixando cerca de 1 milhão de sequelados.  Dentre as causas, de acordo com pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), estão o excesso de sal caseiro na alimentação, tabagismo, alcoolismo, hipertensão, estresse, e as grandes quantidades de agrotóxicos empregados nos produtos agrícolas.

A Policlínica Regional Sérgio Arouca está situada à Praça Vital Brazil, s/nº, em Santa Rosa, Niterói, RJ.