Prefeito de Niterói e secretário Beltrame anunciam criação de Gabinete de Gestão Integrada e ações para a segurança em Niterói PDF Imprimir E-mail

beltrame_rodrigo_1Prefeito da cidade vai assinar decreto dia 21 de janeiro com presença do Ministro da Justiça. Cidade vai ganhar núcleos de Polícia Montada, Delegacia Legal e mais policiais

Niterói vai ganhar, em dez dias, seu Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que reunirá forças municipal, estaduais e federais para planejar e executar ações  que aumentem e garantam a segurança da população de Niterói. A informação foi revelada nesta segunda-feira (7.1) pelo prefeito da cidade,  Rodrigo Neves, que recebeu ontem, em seu gabinete, o secretário estadual de segurança pública, José Mariano Beltrame.

Após o encontro, o prefeito revelou que no próximo dia 21 deverá assinar, junto do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, o decreto criando o novo órgão, o que permitirá que a cidade se integre ao sistema nacional de segurança e passe a receber, a partir de então, recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Para Rodrigo Neves, o o objetivo é devolver a tranquilidade à população de Niteroi:

“Os prefeitos devem assumir seu papel na segurança, contribuindo para resolução dos problemas. A criação do GGIM é um importante passo neste sentido, pois nele se concentrará o planejamento de inteligência e operacional da prefeitura e todas as forças de segurança: guarda municipal, polícias Civil e Militar, Federal e Rodoviária Federal” disse o prefeito que, na próxima quinta-feira (10.1) receberá a chefe de Polícia Civil Martha Rocha em seu gabinete.

Além do GGIM, outras iniciativas foram anunciadas pelo prefeito: a inauguração do Centro de Operações da Prefeitura, nos mesmos moldes do já existente em Volta Redonda; a instalação de duas unidades de Cavalaria da PM, uma na Região Oceânica, prevista para o início do mês que vem  e outra, ainda sem data definida, no Horto do Fonseca, além da inauguração da Delegacia Legal de Itaipu, prevista para maio.

Para o secretário Beltrame, o encontro mostra a disposição do prefeito em resolver os problemas da cidade:beltrame_rodrigo_2

”O prefeito Rodrigo Neves mostra sua disposição em cumprir um papel importante na questão da segurança pública. Hoje, o gestor deve compartilhar ideias e apresentar propostas”, elogiou.

Beltrame também afirmou que o efetivo do 12º BPM (Niterói) deverá aumentar e explicou de que maneira. “Podemos aumentar o  Programa Estadual de Integração na Segurança  (PROEIS), pelo qual policiais ganham um adicional pago pela prefeitura para atuar na cidade e também o Regime Adicional de Serviço (RAS) que tem fórmula semelhante, mas garante a presença do policial a serviço do batalhão. Outra forma é através de concursos e, aos poucos, faremos a reposição do efetivo dos batalhões não só de Niterói, mas de todo o estado.

Para motivar os policiais que atuam nesses programas, o prefeito Rodrigo Neves determinou que o pagamento pelos serviços seja feito num, prazo de até dez dias. “Quando há atraso, o policial às vezes fica desmotivado. Queremos que todos tenham essa motivação para atuar nas ruas da cidade. A prefeitura contribuirá com todas essas ações citadas e mais com melhoria da iluminação pública, ordenamento urbano, intensificação das rondas da Guarda Municipal e outras ações integradas”, concluiu Rodrigo.

Fotos: Leonardo Simplício