Ruas do bairro Icaraí serão as primeiras a receber as ações de ordenamento e de presença dos serviços públicos PDF Imprimir E-mail

ordem_icaraiA secretário de Ordem Pública de Niterói, Marcus Jardim, apresentou, nesta terça-feira (8.1), detalhes do projeto Calçada Livre, cujo objetivo é devolver as calçadas para a livre passagem dos pedestres de Niterói. Em entrevista coletiva, Jardim informou que a operação começará nesta quinta-feira (10.1), nas ruas Coronel Moreira César e Gavião Peixoto, em Icaraí, e vai envolver também as secretarias de Conservação e Serviços Públicos, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Nittrans, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social.

O Calçada Livre vai desenvolver ações de fiscalização, controle de ambulantes ilegais; conserto de jardineiras; melhoria e execução de rampas para deficientes físicos; sinalização vertical e horizontal; fiscalização de táxis irregulares; ações de fiscalização de obras de construção civil; ocupação irregular das calçadas por estabelecimentos comerciais; melhoria da iluminação e poda; fiscalização de estacionamento irregular de motos e carros, entre outras.

.

“O Calçada Livre é uma conjugação de esforços, cujo conceito é deixar o espaço físico livre para o pedestre da melhor forma possível, com práticas dentro da legalidade e a presença permanente de serviços públicos. Gradualmente vamos expandir esta operação, que reúne várias secretarias e serviços. Nossa intenção não é fazer um mero choque de ordem, mas um choque de gestão, no sentido de fazermos com que os serviços públicos de nossa cidade estejam em pleno funcionamento”, explicou o secretário Marcus Jardim.

A operação vai contar com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Segundo a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o Calçada Livre tem o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados nas rua das cidade. “Será um choque de presença, com foco no pedestre. Por isso vamos fazer diagnóstico das áreas de carga e descarga, fiscalizar marquises, verificar a situação das jardineiras, da iluminação, das árvores, enfim, tudo para o conforto e livre circulação dos pedestres”, disse.

Para a secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, o projeto vai estimular as pessoas a andarem a pé para fazerem todas as suas atividades nessas ruas de grande movimento, o que comunga com a política do prefeito de implantar em Niterói medidas de mobilidade sustentável.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos vai acolher os moradores de rua, que serão encaminhados para dois abrigos municipais. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico acompanhará a fiscalização dos ambulantes ilegais que atuam nas vias.

Participaram da entrevista coletiva os secretários Marcus Jardim (Ordem Pública), Dayse Monassa (Conservação e Serviços Públicos), Verena Andreattra (Urbanismo e Mobilidade Urbana), Paulo Afonso Cunha (Nittrans), Bira Marques (Assistência Social e Direitos Humanos) e Fabiano Gonçalves (Desenvolvimento Econômico)