Prefeitura de Niterói e estado retiram destroços de embarcação na Praia de Itaipu PDF Imprimir E-mail
Operação começou de madrugada. Restos de traineira naufragada ofereciam riscos aos banhistas
barcos1Uma operação conjunta entre a prefeitura de Niterói e o governo do estado retirou, na manhã desta quarta-feira (9.1), os destroços de uma embarcação naufragada desde agosto de 2012 na Praia de Itaipu, na Região Oceânica da cidade. O material, que ficava parcialmente encoberto pela água, tornou-se um perigo para banhistas que frequentam o local, sobretudo nos fins de semana. De acordo com moradores da região, desde o naufrágio, ocorreram vários casos de banhistas feridos, alguns com ferimentos graves, ocorridos em choques com pedaços de metal, pregos e restos de madeira submersos.

“Muita gente se machucou aqui. Ontem mesmo um rapaz teve um corte profundo na testa e precisou ser levado para o hospital”, contou  Sidnei Monteiro, o Sardinha, que elogiou a iniciativa:

“Na campanha, o Axel Grael (então candidato a vice-prefeito) esteve aqui e disse que logo que assumisse o governo, resolveria o problema. E realmente ele voltou e cumpriu, rapidamente, a promessa. Está de parabéns.”

O trabalho de remoção dos destroços, que teve a supervisão direta do vice-prefeito Axel Grael  e do secretario estadual do Ambiente, Carlos Minc,
começou no fim da madrugada. Duas retroescavadeiras foram posicionadas na areia e seus operadores seguiam a orientações de dois mergulhadores, que indicavam os locais exatos onde estavam os restos da embarcação. No apoio, homens da Guarda Municipal, da Secretaria estadual do Ambiente, e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Conservação e Serviços Públicos e Ordem Pública, além de funcionários de uma empresa especializada em limpeza de praias e contenção de vazamentos.barcos5

Axel Grael ressaltou a importância da ação: “O que estamos fazendo aqui é inaugurando uma estratégia que a prefeitura de Niterói vai ter de gestão de praias. Uma quantidade enorme de niteroienses vai à praia nos fins de semana e durante a semana também sem que haja uma autoridade gestor para cuidar de problemas como esse ou de segurança e outras situações, como limpeza e proteção do meio ambiente. A embarcação está encalhada desde o ano passado e foi completamente destruída pela ação do mar. Seus escombros ofereciam riscos aos banhistas e ao ambiente também pois continha óleo em seus tanques. Muita gente se machucou desde o naufrágio.”

Carlos Minc, por sua vez, explicou como se planejou a operação: “Essa ação nos foi demandada pelo Axel e moradores da região e nós temos uma parceria estreita com a prefeitura, com o Rodrigo Neves e o Axel, e nós viemos aqui para dar nossa contribuição para retirar esses destroços que põem em risco a população.”

Axel e Minc anunciaram, ainda, duas ações para a região: a criação da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu até o fim do primeiro semestre, e a dragagem da Lagoa de Itaipu, prevista para ser iniciada no próximo dia 22.