Parceria com a Polícia Civil garantirá abertura de novas unidades policiais na cidade e a participação da DPCA no projeto Calçada Livre PDF Imprimir E-mail
martha
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu nesta quinta-feira (10.01) a visita da chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, para consolidar o ingresso da instituição policial no Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública, cuja instalação ocorrerá ainda este mês. Durante o encontro, que contou com as presenças dos delegados titulares das delegacias localizadas na cidade e ainda do comandante do 12 BPM (Niterói), coronel Wolney Dias, ficou definida a participação de agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) no projeto Calçada Livre, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. A intenção é utilizar o poder de polícia para a eventual apreensão de menores infratores que vivem nas ruas. A delegada Martha Rocha reafirmou sua disposição de intensificar a parceria com a prefeitura e garantiu a realização de uma série de investimentos no município, visando à ampliação da sensação de segurança por parte da população.

Rodrigo Neves elogiou o espírito de cooperação existente entre a prefeitura e o governo do estado e se disse entusiasmado em enfrentar os problemas que assolam a cidade. "A segurança cada vez mais é um compromisso compartilhado entre as três esferas de governo. Com a minha posse, no dia 1 de janeiro, quero reiterar que acabou aquela história de que o prefeito de Niterói fingir que o problema da segurança pública não é com ele. Evidentemente que o estado tem suas atribuições constitucionais, mas o nosso entendimento é que a prefeitura precisa fazer a sua parte na ordem pública, na iluminação, nas políticas sociais, buscando a integração, integrando as forças de segurança pública do governo federal, do estado e da prefeitura. E a Polícia Civil tem um papel muito importante na elucidação dos crimes, na investigação, na apuração das redes criminosas que atuam na cidade", discursou o prefeito, que definiu o estado que encontrou a administração municipal "como um trem descarrilado, em alta velocidade".

Martha Rocha garantiu que não medirá esforços para ampliar a presença da Polícia Civil na cidade. Ela informou que as obras do Posto de Polícia Técnica em Niterói estarão concluídas entre os meses de março e abril deste ano. "Estamos aqui para renovar o nosso compromisso, o nosso interesse de estar ao lado da prefeitura. da cidade", disse ela, salientando que o município receberá até o final deste ano uma projeção da Divisão de Homicídios "nos mesmos moldes da que existe na Capital, com peritos legistas, criminais e papiloscopistas". A delegada disse ainda que em maio estarão concluídas as obras da 81 DP (Itaipu).

O prefeito Rodrigo Neves salientou que, apesar da situação precária das finanças do município, ele disse não ter dúvidas na capacidade de recuperação da cidade. "Este ano vai ser de muita dureza, de ajuste fiscal. Graças às parcerias com os governos estadual e federal vamos conseguir implantar as políticas públicas necessárias", avaliou, destacando, como exemplo, os resultados expressivos conseguidos somente nessa primeira semana de funcionamento do hospital de campanha montado pela Secretaria de Estado de Saúde na emergência pediátrica do Getulinho, no Fonseca. De acordo com o prefeito, os profissionais de saúde de plantão na unidade assistiram mais de 1 mil crianças.