Estacionamento irregular foi o principal problema encontrado no primeiro dia do projeto Calçada Livre em Icaraí PDF Imprimir E-mail

Comerciantes também foram notificados por ocupação irregular do espaço de circulação de pedestres

choque_icarai1A Prefeitura de Niterói iniciou, nesta quinta-feira (10.1), o projeto Calçada Livre nas ruas Coronel Moreira César e Gavião Peixoto, em Icaraí, Zona Sul da cidade. A operação consiste em ações de fiscalização e controle de ambulantes ilegais; conserto de jardineiras; melhoria e execução de rampas para deficientes físicos; sinalização vertical e horizontal; fiscalização de táxis irregulares; ações de fiscalização de obras de construção civil; ocupação irregular das calçadas por estabelecimentos comerciais; melhoria da iluminação e poda; fiscalização de estacionamento irregular de motos e carros, entre outras.

No primeiro dia de operação, 35 veículos foram notificados por estacionamento irregular; uma motocicleta e um carro foram rebocados por estarem parados em local proibido; quatro ambulantes sem licença tiveram suas barracas removidas; e foram emitidas 21 notificações por ocupação irregular das calçadas por estabelecimentos comerciais e prédios residenciais.

Equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, comandadas pela secretária Dayse Monassa, vistoriaram a rede de iluminação das vias, cortaram galhos de árvores, verificaram obras de construção civil e o estado de conservação de calçadas e jardineiras. Também participaram da operação esquipes de fiscalização de posturas, de transporte, de trânsito e da Secretaria Municipal de Assistência Social, além da Guarda Municipal.

choque_icarai2

A operação começou às 9h na Rua Gavião Peixoto. Uma das primeiras irregularidades encontradas foi um caminhão de um supermercado que ocupava permanentemente a área de carga e descarga destinada a todo o comércio da quadra. O gerente do estabelecimento foi orientado a manter o veículo no local apenas pelo período necessário para descarregar as mercadorias.

Em outro trecho, donos de banca de jornal foram orientados a retirar displays com publicações da calçada. Numa jardineira, foram encontrados entulhos de uma obra. Ambulantes com licenças vencidas foram encaminhados à Secretaria de Ordem Pública para regularizar a situação.

“O projeto Calçada Livre é um choque de presença dos serviços públicos da prefeitura nas ruas da cidade para melhorar a vida dos moradores. Faremos ações permanentes, que serão estendidas a outros bairros, com o objetivo de orientar e tirar dúvidas de comerciantes e da população em geral. Nossa meta é estabelecer uma relação de parceria da prefeitura com a população para termos uma cidade melhor”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Jardim.

choque_icarai3 choque_icarai4

choque_icarai5