Em Brasília, prefeito de Niterói garante recursos para saúde, negocia apoio do BID e firma entendimento com ministro da Previdência PDF Imprimir E-mail

Rodrigo Neves consegue recursos para reforma e ampliação do Getulinho, dá início a negociação de  cooperação internacional para obras de infraestrutura da cidade e entrega documento que possibilitará a retirada de Niterói do CAUC.

prefeito2O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, retorna nesta sexta-feira (11) de Brasília com um pacote de boas notícias para a cidade. Numa quinta-feira de peregrinação pela Esplanada dos Ministérios, Neves desembarca com entendimentos no Ministério da Previdência para encaminhar o reequilíbrio do combalido fundo previdenciário niteroiense (NitPrev), investimentos em obras de recuperação da emergência pediátrica e de ampliação do Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, e a avança nos entendimentos com o BID para obtenção de financiamentos para as áreas de infraestrutura urbana e mobilidade na cidade.

O primeiro compromisso do dia ocorreu no escritório brasileiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Lá, o prefeito se encontrou com o chefe de operações da instituição no país, Juan Carlos De La Hoz. Rodrigo expôs os planos para intervenções na cidade, entre os quais destacou as melhorias na mobilidade e urbanização de favelas.  De La Hoz explicou que já havia recebido do presidente da instituição, Luis Alberto Moreno, com quem Rodrigo Neves havia conservado por telefone na semana passada, a determinação de prestar todo o auxílio à prefeitura de Niterói.

“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para atender aos pleitos de Niterói. Vamos enviar, até o fim deste mês, uma missão do BID, de Washington, à cidade para analisar os projetos que estão sendo elaborados” disse De La Hoz.

Rodrigo Neves explicou a De La Hoz a necessidade que no município tem dessa ajuda: “Assumimos a prefeitura sem capacidade de investimento e por isso vamos implementar um choque de gestão. Nos próximos anos, o município do Rio vai sediar importantes eventos que afetarão diretamente Niterói. Precisamos nos estruturar para esse período e a ajuda e cooperação do BID são fundamentais. Para isso, criei uma força-tarefa, comandada pelo meu vice-prefeito, Axel Grael, somente para cuidar desses projetos. Vamos preparar Niterói para Copa e Olimpíadas”, disse Neves.

Ao deixar o BID, Rodrigo Neves seguiu para o Ministério da Saúde, onde foi recebido pelo ministro Alexandre Padilha e toda a sua equipe.prefeito1.1

Acompanhado do secretário municipal de saúde, Francisco D’Ângelo, ele relatou ao ministro a situação dramática e de urgência na área da saúde de Niterói. Como resposta, ouviu do ministro que receberá, de imediato, o apoio de R$ 10 milhões para a recuperação da emergência pediátrica do Getulinho e também a notícia de que novos projetos para a área serão desenvolvidos em parceira com os governos municipal e federal.

Rodrigo explicou a Padilha qual o objetivo em relação ao Getulinho: “Queremos transformar o hospital numa unidade infantil de referência para toda a região”.

Alexandre Padilha reafirmou o compromisso de parceria assumido pelo governo federal com Niterói e revelou ter sido Rodrigo Neves o primeiro prefeito a ser recebido no Ministério da Saúde após a posse. Ele garantiu todo o apoio da pasta para reestruturar o sistema de saúde de Niterói, desde a atenção básica até os casos de alta complexidade. E revelou, ainda, que vai destinar outros R$ 25 milhões para a transformação do Getulinho na unidade de referência pleiteada pelo prefeito de Niterói até o próximo ano.

Na Previdência, o objetivo principal foi entregar ao ministro Garibaldi Alves Filho um documento em que a prefeitura assume o cumprimento de uma série de medidas saneadoras para regularizar a reequilibrar a situação previdenciária na cidade.

prefeito3O presidente da NitPrev, José Oswaldo Morone, que acompanhou o prefeito, disse que um dos principais pontos do documento é centralizar os processos de aposentadoria.

Rodrigo Neves, por sua vez, afirmou que as medidas são fundamentais. “Entreguei um ofício ao ministro Garibaldi no qual a prefeitura de Niterói se compromete a, em até 12 meses, levantar todos os dados necessários pedidos pela Previdência. Assim, teremos condições de obter imediatamente o Certificado de Regularidade Previdenciária, retirar a prefeitura do Cadastro Único de Convênios (CAUC) e receber transferências governamentais que a cidade não recebeu em toda a gestão anterior”.

Ainda no final da noite, o prefeito e o secretário municipal de Educação Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, estavam em reunião com o ministro da Educação Aloízio Mercadante.

O prefeito avaliou a viagem: “Estou extremamente feliz com os resultados que obtivemos hoje. Mostra que nossa cidade está sendo prestigiada pelos governos federal e estadual. Vamos retirar definitivamente Niterói do isolamento político e administrativo.