Prefeitura de Niterói lança Plano Chuvas de Verão PDF Imprimir E-mail

Governo do Estado vai implantar o sistema de alerta por sirenes em 20 comunidades do município

plano_chuvas_veraoO prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, apresentou, nesta segunda-feira (14.1), o Plano Chuvas de Verão, com medidas emergenciais de prevenção a desastres naturais. O plano,  determinado pelo prefeito através de decreto publicado no dia 2 de janeiro como uma prioridade do governo, será coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael e toda equipe da Defesa Civil, e tem como principal objetivo evitar tragédias como a do Morro do Bumba, ocorrida em 2010. A apresentação contou com a presença do secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, que na ocasião anunciou a instalação do sistema de alerta por sirenes em 29 comunidades de Niterói até o final do primeiro semestre deste ano.

Na apresentação do plano, Axel Grael informou que Niterói possui 1.183 pontos de risco de escorregamento, de acordo com mapeamento realizado entre 2008 e 2012. O vice-prefeito explicou que a prefeitura também tem o levantamento de todas as áreas onde há obra de contenção ou projetos para realização deste tipo de trabalho.

O Plano Chuvas de Verão consiste em uma série de ações emergenciais que preparam a cidade para enfrentar fortes chuvas e os riscos de desastres naturais. Além da Defesa Civil, o plano envolve diversas secretarias do governo.

Entre as ações estão o monitoramento das condições meteorológicas, que já está sendo feito em parceria com a Prefeitura do Rio - a Prefeitura de Niterói, desde o dia 7 de janeiro, está com uma base no Centro de Operações Rio fazendo acompanhamento permanente da previsão de chuvas na cidade, o que possibilita à prefeitura antever com 48 horas de antecedência o sistema de alerta para dar respostas mais rápidas em caso de emergência.plano_chuvas_verao2

Entre as ações de mobilização e resposta em situações de emergência apontadas no plano estão a criação do Gabinete de Gestão de Crise, que será integrado pela Defesa Civil e todas as secretarias; o Plano Emergencial de Comunicação para divulgação imediata à população sobre as áreas de risco, locais de abrigo, entre outras medidas; e a mobilização dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) nas comunidades.

“Tivemos cinco dias para preparar este plano, em função da preocupação que temos com os eventos climáticos de verão. Já choveu forte no Rio, mas a cidade foi poupada nos primeiros dias. O importante é que com esse plano estamos preparados para enfrentar emergências, evitando o que ocorreu no Morro do Bumba em 2010”, afirmou Axel Grael.

Além do plano de ações emergenciais para as chuvas de verão, o vice-prefeito listou as prioridades do governo Rodrigo Neves na área: a integração de Niterói com o Centro de Operações Rio; a realização de obras de contenção e drenagem de encostas; implantação de uma estação meteorológica no Parque das Águas, a primeira de Niterói; e a implantação e fortalecimento dos Núcleos de Defesa Civil nas comunidades, com o apoio e integração das equipes do programa Médico de Família. A implantação de um centro de monitoramento próprio do município, do Sistema Municipal de Defesa Civil e de um Plano de Contingência atualizado e operacional são outras medidas que serão tomadas pela prefeitura ao longo do atual governo.

“Ressalto que os graves problemas financeiros que encontramos na prefeitura não nos impede de investir em ações prioritárias, como este plano emergencial para chuvas. Agora Niterói está preparada para enfrentar o período de chuvas. O ajuste fiscal que instituí na administração não compromete o plano, porque vai integrar serviços e áreas já existentes”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

Sobre as obras de contenção de encostas que são necessárias no município, Rodrigo Neves informou que a prefeitura está reabrindo uma linha de crédito no valor de R$ 100 milhões, que foram disponibilizados pelo governo federal através do PAC, e que a gestão anterior perdeu por não ter apresentado os projetos.

Sirenes nas comunidades – O secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, anunciou mais uma parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Niterói: a implantação do sistema de alerta por sirenes em 29 comunidades niteroienses. Niterói será a primeira cidade a receber o sistema após a implantação em cidades da Região Serrana.

Simões elogiou o nível de organização da Prefeitura de Niterói por ter elaborado o Plano Chuvas de Verão. “Niterói está dando um exemplo que outras prefeituras deveriam seguir. Estou aqui hoje cumprindo a determinação do governador Sérgio Cabral para anunciar o apoio do governo do Estado na área de Defesa Civil. Vamos implantar o sistema de sirenes na cidade, em 29 áreas de risco geológico. Já temos orçamento, Niterói é nossa prioridade e será a primeira cidade a avançar neste sistema de rápida mobilização das comunidades”, afirmou Simões.

Fotos: Leonardo Simplício