Niterói e COB firmam compromisso para integrar cidade ao legado olímpico PDF Imprimir E-mail

Prefeito Rodrigo Neves se encontra com presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, nesta sexta-feira (18.1) e anuncia criação de grupo de trabalho visando preparação do município para Jogos Olímpicos.
 cob_niteroi

Niterói e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) firmaram, na tarde desta sexta-feira (18.1), um acordo de cooperação para buscar formas de incluir
a cidade ao legado olímpico.  No encontro do prefeito Rodrigo Neves com o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, ficou acertada a criação de um grupo de trabalho que vai avaliar as potencialidades e necessidades do município para receber delegações, turistas e equipamentos com vistas à preparação e à aclimatação de atletas para os jogos olímpicos de 2016.

“Definimos a formação de um grupo de trabalho interinstitucional coordenado, por parte da prefeitura, pelo vice-prefeito Axel Grael, o secretário de Esportes Marcelo Ferreira e o coordenador de Acessibilidade, João Carvalho, que são os responsáveis pelo plano de integração de Niterói às olimpíadas de 2016. Plano esse que está sendo pensado desde o primeiro dia de nosso governo e deverá ser apresentado em 30 dias.”

Rodrigo Neves enfatizou que a cidade perdeu quatro anos desde o anúncio, em 2009, do Rio de Janeiro como sede da disputa esportiva, e que agora, é preciso dar total atenção ao planejamento.

“Niterói tem todas as condições de ser a cidade que vai ter o melhor desenvolvimento possível em virtude dos jogos olímpicos com os investimentos em infraestrutura que temos conversado com as esferas federal e estadual em hotelaria, em turismo e também do esporte. Após o carnaval teremos um novo encontro com o COB para apresentarmos o nosso plano. Niterói está no calendário do Rio 2016 a partir de hoje”.

Nuzman ratificou o estreitamento de relações entre a cidade e o COB e se mostrou bastante otimista quanto aos benefícios que Niterói receberá.

“Há duas vertentes para a cidade se beneficiar desse legado. Um é no acolhimento de atletas para treinamento e recebimento de delegações. A segunda é de hospedagem, não só de atletas, mas também de turistas” disse.

Rodrigo Neves ressaltou que  Niterói já possui cinco instalações capazes de atender às demandas das delegações olímpicas e do COB: “Temos cinco áreas já selecionadas pelo na cidade: Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), Clube Naval de Charitas, Iate Clube Brasileiro, AABB e Ilha de Mocanguê. Agora vamos, com nosso grupo de trabalho, divulgar Niterói junto aos comitês olímpicos de 204 países e aos comitês paraolímpicos de 179 países mostrando as condições de nossa cidade em recebê-las.”

Foto: Leonardo Simplício