Prefeito de Niterói acompanha operação Calçada Livre nas ruas de Icaraí PDF Imprimir E-mail

População aprova o choque de presença dos serviços públicos no bairro

calcada_livreO prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, caminhou, na manhã deste sábado (19.1), nas ruas Coronel Moreira César e Gavião Peixoto, em Icaraí, para conferir os resultados da operação Calçada Livre, que teve início no dia 10 de janeiro. Os moradores do bairro relataram ao prefeito que aprovam a iniciativa, que consiste em ações de fiscalização e controle de ambulantes ilegais; conserto de jardineiras; melhoria e execução de rampas para deficientes físicos; sinalização vertical e horizontal; fiscalização de táxis irregulares; ações de fiscalização de obras de construção civil; ocupação irregular das calçadas por estabelecimentos comerciais; melhoria da iluminação e poda; fiscalização de estacionamento irregular de motos e carros, acolhimento de população de rua, entre outras.

Rodrigo Neves estava acompanhado dos secretários municipais de Ordem Pública, Marcus Jardim; Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta; Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques; e de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, pastas que trabalham de forma integrada com o objetivo de  devolver as calçadas para a livre passagem dos pedestres.

Durante a caminhada, moradores e comerciantes tiveram oportunidade de tirar dúvidas, dar sugestões e fazer pedidos ao prefeito e sua equipe. Para a aposentada Lúcia de Carvalho, 60 anos, a operação está mostrando que o novo governo quer colocar ordem nas ruas da cidade. “A Rua Moreira César estava abandonada há muitos anos. A prefeitura está de parabéns por tomar a iniciativa de deixar as calçadas livres para os pedestres. Ainda há muita coisa a ser feita, mas pela primeira vez estamos vendo um governo tão atuante nesta cidade”, afirmou.

Entre as principais queixas apresentadas estão a falta de padrão das jardineiras, bueiros entupidos, desrespeito ao horário de carga e descarga, estacionamento irregular, entre outras. Equipes das secretarias anotaram todas as demandas, que serão encaminhadas para que sejam solucionadas. Sobre as jardineiras, a secretária de Conservação, Dayse Monassa, informou que ficarão no nível da calçada, para evitar acidentes com idosos, que muitas vezes tropeçam nas pedras que cercam a vegetação.

Rodrigo Neves explicou que a iniciativa vai melhorar a qualidade de vida dos moradores. “O balanço é muito positivo, com a população de Icaraí aprovando esse choque de presença dos serviços públicos nas ruas. Nosso objetivo é devolver a qualidade de vida aos moradores de Niterói. Nós vamos continuar na Moreira César e Gavião Peixoto e vamos ampliar gradualmente para outras ruas de Icaraí e para outros bairros da cidade. É preciso dar segurança, qualidade de vida e mobilidade. É isso que estamos fazendo”, disse o prefeito.

Gavião Peixoto – A operação Calçada Livre também foi responsável pela retomada da obra de construção de uma baia de ônibus na Rua Gavião Peixoto, na altura do número 70. Os serviços foram iniciados em março de 2012 e ficaram incompletos. Na manhã deste sábado, equipes da Secretaria de Conservação trabalhavam na retirada do antigo meio-fio, e trabalhadores de empresas de telefonia faziam a remoção da fiação para que três postes possam ser removidos. A baia terá capacidade para a parada de dois ônibus simultaneamente. A previsão é de que a obra fique pronta nos próximos dias.