Prefeitura de Niterói e governo do Estado renovam convênio para pagamento do aluguel social PDF Imprimir E-mail

Desabrigados do Bumba receberam o termo de ocupação dos imóveis do primeiro conjunto habitacional entregue às vítimas das chuvas de 2010
 bumba_1

A Prefeitura de Niterói e a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, assinaram, nesta sexta-feira (25.1), termo de cooperação que prorroga até dezembro deste ano o pagamento do aluguel social para 3.200 famílias da cidade. Na ocasião, também foi entregue o Termo de Ocupação do Imóvel a 180 famílias do morro do Bumba que estão morando no Conjunto Habitacional Viçoso Jardim, no bairro do mesmo nome. Sete moradores receberam os termos, representando todas as famílias do condomínio.

Na cerimônia, realizada na área externa do conjunto habitacional, o secretário Zaqueu Teixeira disse que o governo do Estado renova a parceria com a prefeitura para o pagamento do aluguel social pelo terceiro ano, o que representa um aporte de cerca de R$ 16 milhões por ano em recursos para o auxílio às famílias que ficaram desabrigadas por conta das chuvas de 2010. “É uma satisfação estar aqui hoje para mais uma vez renovar essa parceria com a Prefeitura de Niterói. A prorrogação do aluguel social em Niterói é um compromisso do governo do Estado”, afirmou o secretário.

O prefeito da cidade lembrou que, a partir abril de 2011, os desabrigados das chuvas de 2010 na cidade passaram a receber o aluguel social em conta corrente ou pelo cartão do Bolsa Família, o que acabou com a  fila para recebimento do auxílio. O chefe do Executivo municipal, que à época era secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, implantou em Niterói, em parceria com a Caixa Econômica e com o Ministério do Desenvolvimento Social, o mesmo sistema de pagamento que beneficiou famílias da Região Serrana do estado. “Isso se chama compromisso com as pessoas que mais precisam da atenção do poder público. Este é o nosso compromisso na Prefeitura de Niterói”, afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo niteroiense anunciou que em março vai lançar um programa para a construção de 5 mil unidades habitacionais em Niterói, em parceria com o governo federal. Em abril, a prefeitura vai entregar 500 apartamentos no Conjunto Habitacional Zilda Arns, no bairro Tenente Jardim, para os desabrigados do morro do Bumba que estão no 3º BI, em São Gonçalo, e para famílias que também perderam casas nos bairros Teixeira de Freitas, Fonseca e Caramujo, além de pessoas que vivem no esqueleto de um prédio inacabado na Riodades.

“O meu objetivo é que até o fim do meu mandato, em 2016, ninguém mais receba aluguel social em Niterói, todos tenham suas casas. O aluguel social é um auxílio provisório. O que as pessoas precisam mesmo é ter um local de moradia digno. Niterói vive hoje um novo ciclo e o compromisso deste novo momento é virar a página triste da tragédia do Bumba que vivemos em 2010. Anunciamos o plano chuvas de verão para o enfrentamento de situações de emergência; vamos anunciar o plano de construção de 5 mil unidades habitacionais para que as famílias possam reconstruir suas vidas. Isso é resultado de muito trabalho e muita parceria nesses 25 dias de governo”, destacou o prefeito.

Prefeito visita obras de recapeamento em bairros da cidade

Antes da cerimônia no Viçoso Jardim, o prefeito vistoriou as obras do programa Asfalto na Porta, que vai recapear 25 quilômetros de ruas em seis bairros da cidade. O projeto é mais uma parceria da prefeitura com o governo do Estado, que está investindo R$ 10 milhões na iniciativa. A primeira via, que já está em fase final de obras, é a José Vicente Sobrinho, na Engenhoca. O prefeito também esteve na rua Desembargador Lima Castro, no Fonseca, cujos serviços já estão em andamento e ficarão prontos nos próximos dias.

Outra obra vistoriada pelo prefeito foi a de duplicação da Estrada Francisco da Cruz Nunes, na Região Oceânica, onde um dos trechos está recebendo serviços de drenagem. Por último, o chefe do Executivo niteroiense esteve na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, para conferir a finalização da construção da baia para ônibus na altura do número 70. A nova área terá capacidade para a parada de dois ônibus simultaneamente, o que vai contribuir para melhorar o trânsito na via.

Foto: Leonardo Simplício