Prefeito de Niterói e presidente da Câmara Municipal têm encontro com ministro Marcelo Crivella em Brasília. Ministro anuncia liberação de R$ 15 milhões para dragagem de canal na cidade PDF Imprimir E-mail

Canal de São Lourenço, em Niterói, será dragado para evitar enchentes na Alameda

dragagem

Liberação de R$ 15 milhões para o serviço foi anunciada nesta segunda-feira em encontro entre o prefeito Rodrigo Neves, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Bagueira, e o ministro da Pesca, Marcelo Crivella

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o presidente da Câmara municipal de Niterói, Paulo Bagueira, encontraram-se, na manhã desta segunda-feira (28.1), com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, em Brasília, para firmar uma parceria entre a prefeitura, o governo do Estado e o Ministério da Pesca para a dragagem do canal de São Lourenço, para evitar enchentes na Alameda.

Segundo o prefeito, o canal é, hoje, um dos principais causadores de enchentes na cidade devido ao seu assoreamento.

“A desobstrução desse canal e da saída do Vicenza, que é o canal da Alameda, é fundamental para evitar alagamentos na região. Mas existe outro fator de extrema importância, que essa intervenção vai trazer, que é a recuperação e revitalização de pequenas empresas do setor naval da Ilha da Conceição e  o funcionamento do terminal de pesca da Avenida do Contorno” disse Neves.

De acordo com o prefeito. o ministro anunciou a liberação de R$15 milhões para a obra. A proposta é fazer um convênio entre Prefeitura, Ministério da Pesca e Secretaria do Ambiente, através do Instituto do Estadual do Ambiente (Inea), que está concebendo o projeto, uma vez que a obra vai necessitar de tratamento especial, pois o material a ser retirado tem metais pesados e precisará de tratamento adequado como o dado ao resíduos retirados do Canal do Cunha, na Ilha do Fundão.

”Essa união com os governos estadual e federal tem sido muito importante para a superação dos problemas de Niterói, sobretudo nesse início difícil de governo. O ministro Crivella conhece a cidade e sabe muito bem da importância de projetos como esse para a nossa cidade. Nossa reunião foi muito animadora”, disse Rodrigo Neves.

O presidente da Câmara, Paulo Bagueira, que acompanhou Neves, também comemorou o encontro. “Foi uma reunião bastante produtiva e o convênio deverá ser assinado na Câmara de Niterói”.

À tarde, Rodrigo Neves participou da abertura do Encontro Nacional dos Prefeitos no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, feita pela presidenta Dilma Rousseff.