BALANÇÃO CARNAVAL DE NITERÓI PDF Imprimir E-mail

O carnaval de Niterói foi um dos mais tranquilos dos últimos anos. No principal ponto de desfiles da cidade, a Rua da Conceição, posto do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), registrou apenas 30 atendimentos em todo o período, mas nenhum caso grave.  A maior parte dos casos foi de mal-estar provocado pelo calor. Durante os desfiles, uma mulher caiu de um carro alegórico, mas foi socorrida e não teve ferimentos graves.

Na manhã desta quarta-feira (13.2), funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), finalizaram os trabalhos de  limpeza de praias, ruas e avenidas, incluindo a Rua da Conceição, palco dos desfiles das escolas de samba. Ao todo foram recolhidas 718 toneladas de lixo em toda a cidade nos quatro dias de folia. O serviço de recolhimento de lixo na cidade não foi alterado no carnaval. Já os pontos onde ocorreram concentração de blocos e escolas de samba foram destacadas equipes especiais para limpeza e higienização desses logradouros. O efetivo foi reforçado em 300 funcionários.

No trânsito, a atuação de 146 agentes da Nittrans resultou na aplicação de 286 autuações por infrações de trânsito entre 12h de sexta-feira (8.2) e 15h de terça-feira (12). Desse total, 28 ocorreram por avanço de sinal, 32 por dirigir na contramão, 22 por falta do uso de cinto de segurança, quatro por transporte irregular de passageiros,  quatro por condução de crianças menores de dez anos no banco da frente do veículo e outras 196 por estacionamento irregular. Dos veículos estacionados irregularmente, oito foram rebocados. Ainda durante os quatro dias do carnaval foram registrados dez acidentes sem vítimas.  A NitTrans atuou na Rua da conceição e em apoio a desfiles de 48 blocos em toda a cidade. Segundo o presidente da instituição, não houve problemas de fluidez do tráfego.

A Secretaria de Ordem Pública fez um balanço positivo do carnaval
neste primeiro ano do governo Rodrigo Neves. Com um contingente de 324 guardas municipais, foi montada uma operação que cobriu as principais áreas de concentração de blocos, carnaval de rua, área de desfile e patrimônio público municipal. A Guarda atuou monitorando o carnaval de forma pacífica e ordeira, orientando e atendendo os munícipes.

Para quem optou por
aproveitar as praias, incluindo as da Região Oceânica, a secretaria deslocou equipes fixas, realizando um ordenamento, principalmente na praia de Itaipu. As equipes contaram com o apoio de rondas volantes que circulavam nos bairros. “Montamos um esquema que pudesse atender todos os locais de grande concentração. Podemos dizer que foi um carnaval com muita tranquilidade sem registros de problemas ou confusões. Ficamos atentos e a população correspondeu. Foi um carnaval de paz em Niterói” avaliou Marcus Jardim, secretário de Ordem Pública.