Prefeito de Niterói anuncia parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República PDF Imprimir E-mail

Ministra Eleonora Menicucci encontrou-se com o prefeito nesta sexta-feira

rn_ministraO prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu, nesta sexta-feira (22.2), em seu gabinete, a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci. No encontro, Neves anunciou que em março encaminhará à Secretaria projetos da prefeitura com pedido de financiamento na área de atendimento à mulher.

Neves disse não ter dúvida que, a partir do encontro, haverá um novo momento de integração da Secretaria com a Prefeitura de Niterói no desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres. O prefeito ressaltou três aspectos desta parceria: a integração, coordenada pela Coordenadoria de Políticas para Mulheres da prefeitura, com as demais secretarias municipais no que diz respeito à inclusão produtiva, o empreendedorismo e a superação da pobreza extrema; o fortalecimento da rede de prevenção de violência contra a mulher em Niterói, com a implantação de um centro de referência no município com o apoio do ministério; e programas para a saúde da mulher, que serão orientados junto com a Secretaria Municipal de Saúde.

“São três diretrizes importantes desta parceria. Eu pedi à ministra que olhasse com bons olhos os projetos que nós vamos encaminhar em março ao ministério para o financiamento de programas para as mulheres, tendo em vista os problemas de recursos da prefeitura”, disse Neves.
rn_ministra1

O encontro, que contou com as presenças da primeira-dama, Fernanda Sixel, de mulheres que integram o governo municipal e das três vereadoras do legislativo niteroiense, o prefeito destacou que Niterói vive um novo ciclo político e administrativo, um novo tempo, que se traduz na união da prefeitura com os governos estadual e federal.

“Se não fosse o apoio da presidenta Dilma, nós certamente não estaríamos superando o quadra dramático que herdamos na prefeitura de Niterói. No entanto, para além da união inédita dos três níveis de governo, queria destacar o protagonismo das mulheres na gestão pública e na política em Niterói. Grande parte do governo é dirigido por mulheres”, afirmou Rodrigo, referindo-se à presença da secretária Executiva da prefeitura, Maria Célia Vasconcellos, da coordenadora do Programa de Políticas para Mulheres da prefeitura, Marcilene Souto, de outras secretárias que compõem a administração municipal,e das vereadoras Verônica Lima, Tânia Rodrigues e Priscila Nocetti.

A ministra Eleonora Menicucci disse que a Secretaria está à disposição da Prefeitura de Niterói  para convênios e apoio por meio do Plano Nacional de Políticas para Mulheres. “Nos colocamos à disposição para contribuir com a gestão do prefeito Rodrigo. Tenho certeza que o governo será exitoso não só na área das políticas para mulheres, mas em todas as áreas. Assumo aqui o compromisso de contribuir para o fortalecimento das políticas e fico contente em ouvir as prioridades definidas pelo prefeito nesta área”, afirmou a ministra.