Prefeito de Niterói e vice-governador do Rio anunciam pacote de obras para Niterói PDF Imprimir E-mail

Ao todo serão beneficiadas 177 ruas da Região Oceânica. Investimento é parte do programa Bairro Novo, do governo do estado, e que será estendido a outros municípios

rn_pezao2O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou na tarde desta quinta-feira (28/02), juntamente com o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o lançamento do programa "Bairro Novo" que será responsável por obras de pavimentação e drenagem de 53 km de 177 ruas de vários bairros e localidades da Região Oceânica, como Itaipu, Engenho do Mato, Camboinhas, Cafubá, Tibau, Maravista, Jardim Imbuí e Piratininga, até o ano que vem.

O projeto, que é mais uma parceria entre a prefeitura de Niterói e o governo do estado, terá investimentos de R$ 77 milhões só em Niterói e também será desenvolvido em outros 19 municípios fluminenses. Niterói foi a cidade escolhida para o lançamento do programa e a rua Orestes Barbosa, em Piratininga, será a primeira via a se beneficiar com o projeto. Rodrigo Neves e Pezão estiveram no local para celebrar a parceria.

"Esse projeto é o maior investimento da história de Niterói em infraestrutura urbana. Ele vai mudar a história da Região Oceânica. Todos os recursos sairão do governo do estado e a prefeitura dará suporte. Ele vai atender a uma reivindicação antiga de mais de 40 anos da Região Oceânica e será muito importante para Niterói. A Região Oceânica é como uma cidade e a maioria das ruas não tem pavimentação", afirmou o prefeito, acrescentando que já vinha conversando com Pezão sobre o projeto antes mesmo de assumir o governo, em janeiro.

rn_pezao

O vice-governador Pezão afirmou que o governador Sérgio Cabral fez questão de que o projeto "Bairro Novo" se iniciasse por Niterói. Segundo ele, as obras vão começar imediatamente
na Rua Orestes Barbosa. Ele destacou outras parcerias do governo estadual com a prefeitura que estão em andamento, como o programa "Asfalto na Porta", que será responsável pelo recapeamento de 25 quilômetros de ruas do município.

"Niterói tem hoje um carinho especial de todos nós, principalmente do governador Sérgio Cabral, que vibra com o homem público que é o prefeito Rodrigo Neves. Ele conta hoje com o apoio do governador como também da presidenta Dilma", disse.

O prefeito anunciou outras parcerias do município com o governo estadual. Uma delas é a construção de um mercado modelo, semelhante ao Cadeg (Central de Abastecimento do Estado da Guanabara) na cidade do Rio de Janeiro, que será um pólo gastronômico, na Avenida Feliciano Sodré, no Centro. Segundo Rodrigo Neves, o investimento será de R$ 10 milhões. Pezão disse que esse mercado vai gerar muitos empregos para a cidade.

Outra parceria citada pelo prefeito é a construção do Centro de Comando Integrado de Segurança Pública, que terá a sua sede na Região Oceânica. Segundo Rodrigo Neves, esse centro vai integrar as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal e terá um sistema de monitoramento por câmeras que vão vigiar as entradas da cidade.

"Somando todas as parcerias, Niterói vai receber R$ 120 milhões somente em recursos do governo do estado. Agradecemos muito ao Pezão e ao governador Sérgio Cabral. Essa união vai reconstruir Niterói", afirmou o prefeito.

rn_pezao3Rodrigo Neves voltou a ressaltar as dificuldades que herdou ao assumir à Prefeitura, no dia 1º de janeiro. Ele disse que a atual administração teve que pagar os salários de dezembro dos servidores e adotou medidas de ajuste fiscal e choque de gestão, como a extinção de dez secretarias, nove administrações regionais e a extinção de mais de 1.000 cargos comissionados.

"Herdamos uma situação dramática, um quadro de enorme fragilidade e desmantelamento da capacidade operacional da Prefeitura. Um dos nossos compromissos é recompor as contas públicas. Niterói ficou quatro anos inadimplente com o governo federal. Estamos investindo na qualidade da gestão. Já aumentamos em 20% a arrecadação da Prefeitura, reabrimos a emergência pediátrica do Getulinho, lançamos, em parceria com o governo do estado, um programa de recapeamento de 25 km de ruas de Icaraí, Santa Rosa e Fonseca como a rua Doutor Paulo César e a Ary Parreiras. E se não fosse a ajuda do governador Cabral e do Pezão, Niterói estaria enfrentando a mesma crise que outros municípios", declarou.