Prefeito de Niterói comanda reunião do Gabinete Integrado de Segurança PDF Imprimir E-mail

No encontro com representantes das polícias Federal, rodoviária Federal, Civil, Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, foram discutidas a implantação do Centro de Monitoramento e ações para a segurança na cidade.
 ggim

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, realizou na manhã desta sexta-feira (1/3) uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em seu gabinete. O encontro contou com a participação de representantes das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e integrantes do secretariado de Niterói.

Durante a reunião, o prefeito falou sobre a criação do Centro Integrado de Segurança Pública que será construído em parceria com o governo estadual. Segundo Rodrigo Neves, esse centro terá 250 câmeras de monitoramento, com fibra ótica, que vão vigiar as principais vias da cidade, e vai integrar todas as forças de segurança e o Corpo de Bombeiros.

Rodrigo Neves explicou que o centro de monitoramento funcionará em um prédio de quatro andares na Região Oceânica. O prefeito lembrou que a iniciativa implantada em Volta Redonda ajudou na redução de 60% dos índices de criminalidade no município.

"Esse centro vai mudar o paradigma da segurança pública de Niterói. Essa integração de forças é fundamental para garantirmos o aumento da segurança em nossa cidasde. Segurança é também uma atribuição da prefeitura e nós estamos fazendo a nossa parte”, afirmou Rodrigo Neves.

ggim2

Na reunião, o prefeito citou ainda que, já como resultado da integração das forças de segurança, o carnaval de Niterói transcorreu de forma tranquila, sem ocorrências graves. No encontro foram abordados ainda temas como: índices de criminalidade na cidade, apresentado pela PM; atuação específica da PM em São Francisco, localização das câmeras a serem implantadas no município e ampliação do programa Calçada Livre, que chegará às ruas Tavares de Macedo, Mariz e Barros e Álvares de Azevedo a partir do próximo dia 15.

O GGIM foi criado em janeiro após a assinatura de um termo entre o prefeito Rodrigo Neves e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O objetivo é a integração das forças de segurança dos três esferas de poder: municipal, estadual e federal para o combate à violência e à insegurança.