Prefeitura inicia processo de revitalização do Parque da Cidade PDF Imprimir E-mail

parque_cidadeA Prefeitura de Niterói iniciou, na manhã desta sexta-feira (8.3), o processo de revitalização e reestruturação de um dos principais cartões postais da cidade: o Parque da Cidade. Já sob a gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, o local recebeu o primeiro choque de ordem, numa ação da qual participaram ,também a Secretaria de Ordem Pública através da fiscalização de  postura, Guarda Municipal e Guarda Ambiental, Vigilância Sanitária e apoio do 12º Batalhão da Polícia Militar. Em três meses a prefeitura pretende entregar para moradores e turistas o Parque da cidade, reformado, com novas trilhas, ciclovia  e mais segurança para seus frequentadores, fomentando um turismo sustentável.

Durante a ação dos órgãos públicos, o proprietário da lanchonete que funciona dentro da sede do Parque recebeu intimação para comparecer a Secretaria de Ordem Pública e apresentar autorização de funcionamento da mesma, já que o espaço pertence à prefeitura, e para interrromper as atividades. A Secretaria de Meio Ambiente interditou os parapeitos do local onde os visitantes assistem voos de asa delta por estarem enferrujados.

Para reestruturar o Parque da Cidade, a prefeitura realizará operações e ações conjuntas envolvendo vários órgãos. Num primeiro momento, o choque de ordem identificou os problemas  existentes no parque. Em seguida será iniciado a implantação de infraestrutura, como ciclovias, colocação de lâmpadas Led, verificação de galerias pluviais, operação tapa buraco  e tudo o que for necessário para reorganizar o parque e seus acessos.

A partir de segunda-feira, o Parque da Cidade começará a receber as primeiras obras de infraestrutura. Pela previsão da prefeitura, primeira etapa, com reparos emergenciais, deverá ser concluída em 20 dias.Após esse prazo será iniciado o processo de estruturação geral do local que deverá estar pronto em três meses.

“Vamos deixar o Parque da Cidade funcionando  bem, dando estrutura para o pessoal do voo livre, melhorando as trilhas, reformando banheiros e o que for necessário para podermos incentivar o ecoturismo, respeitando o conceito de sustentabilidade. Vamos trabalhar e incentivar o turismo sustentável ,que é a característica do parque” disse Daniel Marques, secretário de Meio ambiente de Niterói.

A revitalização e reforma operacional do Parque da Cidade contará também com ações contra flanelinhas e comércio irregular.  “O prefeito quer que os órgãos públicos da cidade, cada um nas suas atribuições, transformem o Parque da Cidade num local que realmente possa ser visitado tanto pelos moradores quanto por turistas. Vamos dar uma nova cara ao Parque da Cidade e fazer com que as pessoas gostem e possam visitá-lo," afirmou o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim.