Secretárias municipais de Niterói participam de café da manhã no CDL em homenagem ao Dia da Mulher PDF Imprimir E-mail

cdl1
O tradicional Café Empresarial da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL-Niterói), que é realizado mensalmente, ganhou um toque
especial na manhã desta terça-feira (12/3). Em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a entidade promoveu uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.

O encontro contou com uma roda de debates sobre temas importantes ligados às mulheres e teve a participação da primeira-dama de Niterói, Fernanda Sixel; da delegada Marta Ferreira, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói; a coordenadora da Coordenadoria de Política e Direitos das Mulheres da Prefeitura (Codim), Marcilene Souto; a vereadora e vice-líder do Governo na Câmara, Verônica Lima (PT); e da diretora de Recursos Humanos da CDL-Niterói, Maria Helena Moreira Falcão.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da CDL-Niterói, Fabiano Gonçalves, abriu a solenidade destacando a importância do Dia Internacional da Mulher e a participação feminina em importantes segmentos da sociedade.

cdl“O Dia Internacional da Mulher passou a ser celebrado em 8 de março por conta de um fato triste ocorrido em 1857, quando operárias de uma fábrica em Nova Iorque se revoltaram contra os baixos salários e pediam a redução da carga horária. O dono da fábrica mandou trancar a fábrica e colocar fogo com as mulheres dentro, ocasionando a morte de 130 delas. Estas heroínas se tornaram símbolo de uma luta que continua até hoje, mas que graças a Deus, as desigualdades estão diminuindo. Prova disso é que hoje nosso país é governado por uma mulher”, afirmou Fabiano.

A vice-líder do Governo na Câmara, Verônica Lima, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no Legislativo de Niterói, salientou a importância do combate à violência contra a mulher, que segundo ela atinge todas as classes sociais.

“Infelizmente a violência contra a mulher é um problema grave que atinge todos os níveis sociais. Tivemos um grande avanço na sociedade através de medidas como a Lei Maria da Penha, políticas de defesa do direito da mulher e o próprio Codim, aqui em Niterói. Mas ainda estamos longe do ideal. Muitas mulheres não denunciam seus agressores porque dependem deles, seja economicamente ou afetivamente. Por isso o Poder Público deve oferecer condições para que estas mulheres tenham um apoio para que possamos avançar ainda mais nesta questão”, disse a parlamentar.

Para a delegada Marta Ferreira, é fundamental a conscientização da sociedade para que ela denuncie abusos cometidos contra as mulheres. Segundo ela, com o advento da internet, os casos de crimes cibernéticos cresceram muito e se tornaram campeões de registros na Deam, muitos deles envolvendo pedofilia.

“Muitas mulheres não se sentem seguras para denunciar o abuso contra ela ou seus filhos. Com a facilidade de acesso a internet aumentou muito os casos de crimes cibernéticos, principalmente contra menores. Os criminosos geralmente se utilizam de artifícios que despertam o interesse dos jovens, como prometer papeis na televisão, carreira de modelo ou capas de revistas famosas. Com isso, eles acabam convencendo a vítima a se expor através da webcam e depois reúne o material e passa para a chantagem. Neste sentido, é muito importante a atenção dos pais, para saber com quem seu filho fala, desconfiar de qualquer proposta mirabolante. Estamos trabalhando forte nestes casos e temos tido sucesso”, relatou a delegada.

A preocupação com as políticas públicas voltadas para a mulher em Niterói foi destacada pela primeira-dama da cidade, Fernanda Sixel. Ela destacou que o principal foco é no combate à violência física, na saúde e na educação.

“As mulheres representam 51% da população de Niterói e grande parte destas mulheres são chefes de família. Elas precisam de apoio dos governantes para enfrentar a violência cometida contra elas, e daí a importância de se ter iniciativas como o Codim, acompanhamento médico e psicológico, além de segurança para seus filhos. Dentro deste contexto, a Prefeitura vai construir 20 novas unidades de educação infantil para que essas mulheres guerreiras possam deixar seus filhos num lugar seguro e possam trabalhar sem preocupação”, disse Fernanda.

Ao final do debate, com a participação do público presente, foram discutidos temas como a Lei Maria da Penha, mercado de trabalho, entre outros. O Café Empresarial contou ainda com a presença das secretárias municipais Maria Célia Vasconcellos (Secretaria Executiva) e Dayse Monassa (Conservação e Serviços Públicos); da presidente da Clin, Claudia Neves; e da subsecretária executiva da Secretaria Desenvolvimento Econômico, Lindalva Cid.

Fotos: Luciana Carneiro