Prefeito de Niterói participa de assinatura de compra de novas embarcações para a Baía de Guanabara PDF Imprimir E-mail

rn_novabarcaO governador Sérgio Cabral assinou, nesta sexta-feira (15/3), no Palácio Guanabara, contrato com o estaleiro chinês Afai Southern Shipyard, pertencente à holding China Shipping Group, para a aquisição de sete novas barcas, de 2 mil lugares cada, destinadas à travessia Rio-Niterói nos terminais Praça XV-Praça Araribóia. A previsão é que as embarcações fiquem prontas em 24 meses, mas o governador fez um apelo aos chineses para que entreguem pelo menos uma embarcação antes da Copa do Mundo de 2014.

Outras duas barcas adquiridas pelo Governo, de 500 lugares cada uma, serão fabricadas pelo estaleiro cearense Inace, que também venceu licitação. O total do investimento nas nove embarcações foi de R$ 273 milhões.

- Nosso governo tem sido parceiro da China, porque o país tem oferecido nas concorrências públicas qualidade, preço e prazo. Estamos tendo uma grande experiência com os trens contratados na China, que estão mudando a qualidade da mobilidade de milhões de pessoas no Rio de Janeiro. E agora estamos muito felizes com este contrato com um dos maiores grupos navais do mundo. Quem vai ganhar é a população do estado: as pessoas terão maior qualidade de vida, conforto e tempo para estar com suas famílias, para o lazer e para chegar mais rápido ao trabalho - disse o governador, ressaltando que a travessia realizada pelas barcas é a maior de passageiros do Hemisfério Ocidental.

O prefeito da cidade também esteve presente à cerimônia a convite do governador. Rodrigo destacou a importância da aquisição de novos e modernos veículos para atender à demanda da população de Niterói. “Tenho absoluta certeza de que essas novas embarcações vão oferecer um conforto e um meio de transporte mais eficaz  aos nossos cidadãos. Espero que até a Copa de 2014 a primeira embarcação já esteja navegando pelas águas da Baía de Guanabara”, disse o prefeito.

Segundo o próprio governador, atualmente 90% dos cerca de 120 mil passageiros que utilizam o sistema de transporte são oriundos de Niterói.

Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, a capacidade atual das Barcas S/A de atender ao público vai dobrar com as novas embarcações.

rn_novabarca1
- Nós hoje temos em torno de 12,6 mil lugares. Com as novas barcas, vamos para 24 mil lugares por hora. Isso vai trazer um outro padrão de conforto à população, porque as barcas são dotadas de ar-condicionado e de um sistema moderno de navegação com dupla proa, o que permite que, sem manobras, atraquem nos dois terminais, numa velocidade que proporcionará uma travessia de 15 minutos – afirmou Lopes.

As embarcações chinesas são 70% mais eficientes energeticamente, poluindo menos por pessoa transportada. Um dos exemplares é movido a gás, o que reduz a poluição a zero. A concessionária Barcas S/A transporta cerca de 120 mil passageiros por dia pela Baía de Guanabara, sendo 90% originários de Niterói.

O diretor-presidente da CCR Barcas, Marcio Roberto Silva, também mostrou-se confiante na melhoria da prestação de serviço que, reconhece, está aquém do nível que a empresa espera oferecer.