Prefeitura lança programa "Mais Infância", que vai inaugurar 20 novas creches até 2016 PDF Imprimir E-mail
rn_pmi

A Prefeitura de Niterói lançou na manhã desta quarta-feira (20/03) do lançamento do programa "Mais Infância", que será responsável pela expansão de 80% da rede de educação infantil no município. O evento ocorreu no Teatro Popular do Caminho Niemeyer, no centro.

O programa prevê a construção de 20 UMEIs (Unidades Municipais de Educação Infantil) pelos próximos quatro anos. A primeira delas, na comunidade Vila Ipiranga, no Fonseca, será inaugurada no dia 27 deste mês.

Segundo o prefeito, o lançamento do "Mais Infância" só foi possível graças à duas razões. Uma delas é a saída da Prefeitura de Niterói do Cauc (Cadastro Único de Convênios), o "Serasa das Prefeituras", após quatro anos, possibilitando que o município volte a receber verbas voluntárias da União. A outra é a parceria com o governo federal que vai investir na construção e custeio das novas UMEIs através do programa Brasil Carinhoso.

"O lançamento deste programa é resultado de todo o esforço descomunal deste governo diante do cenário de absoluta dificuldade que encontramos. A nossa administração herdou um quadro dramático na área financeira e fiscal e do desmantelamento dos serviços. No entanto, o novo governo não parou, tomou as iniciativas para o reequilíbrio das contas públicas, saiu do Cauc. O Mais Infância é a cara deste novo governo e reafirma o nosso compromisso de cuidar dos que mais precisam", disse.

O programa "Mais Infância" será responsável pela criação de 3.000 novas matrículas na rede de educação infantil de Niterói. Atualmente, o município oferece atendimento para crianças de 0 a 6 anos em 48 unidades, sendo 26 UMEIs, que são exclusivas para educação infantil.

"Isso é uma revolução. Enquanto todos os prefeitos anteriores construíram 26 unidades de educação infantil, nós vamos construir 20 nos próximos quatro anos", afirmou o prefeito.

Até o fim deste ano, cinco novas UMEIs serão inauguradas e 750 novas vagas serão abertas. A primeira, na Vila Ipiranga, terá 100 vagas. As outras serão nos bairros de Ponto Cem Réis (80 vagas), Itaipu (100 vagas), Caramujo (300 vagas, sendo 70 em berçários) e no Sapê (170 vagas).

As outras 15 unidades serão construídas a partir do ano que vem e a localização vai obedecer a demanda por educação infantil, considerando o mapa da oferta  e a distribuição geográfica da população até seis anos de idade.

O prefeito afirmou que o "Mais Infância" é um projeto estratégico do seu governo para recuperar a auto-estima de Niterói. tornando-lhe uma cidade moderna, mais inclusiva e sustentável e com projeção internacional

"Estamos trabalhando muito e queremos depositar no coração dos niteroienses de que o dia de amanhã será muito melhor do que hoje. Em quatro anos, esperamos tornar Niterói a melhor cidade no Brasil para se viver e trabalhar", disse o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, disse que o programa vai contribuir e muito para a organização das famílias em Niterói.

"O Mais Infância é um marco histórico na educação infantil do município. Ele vai cumprir um papel importante na organização das famílias, especialmente para mulheres. Um dos grandes desafios para a mulher trabalhadora é como organizar sua vida em relação às suas crianças. Por muitas vezes, os filhos ficam em situação de improvisação e deixam as mães intranquilas. Com um atendimento profissional, qualificado, um ambiente adequado, essas unidades de educação infantil vão dar tranquilidade às famílias, especialmente as mulheres", disse.