Prefeitura de Niterói e Secretaria Estadual do Ambiente firmam parceria para aumentar a reciclagem de lixo no município PDF Imprimir E-mail

rn_meioambiente
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, definiram, nesta terça-feira (19.3),  uma parceria entre o Estado e o município para a implantação do Compra do Lixo Tratado, programa inovador que estimulará o aumento da reciclagem de lixo em Niterói, e que será implementado no segundo semestre.

Integrante do programa Lixão Zero, o Compra do Lixo Tratado consiste em um subsídio dado pelo Estado para estimular as prefeituras a acabarem com os lixões nos municípios. Como contrapartida, as prefeituras se comprometem a aumentar a coleta seletiva de resíduos em seus territórios.

“Nós queremos aumentar muito a participação da população e o índice de reaproveitamento, reutilização e reciclagem do lixo produzido em Niterói, e a Secretaria do Ambiente vai aportar recursos nesse projeto, em parceria com a prefeitura de Niterói”, disse o prefeito, que estava acompanhado do vice-prefeito Axel Grael e dos secretários municipais de Meio Ambiente, Daniel Marques, e de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa. O superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria Estadual do Ambiente, Victor Zveibil, também participou da reunião de trabalho.

O convênio entre a Secretaria Estadual do Ambiente e a Prefeitura de Niterói para o programa, no valor de R$ 2,8 milhões por ano, será assinado após o prefeito Rodrigo Neves retornar de Portugal, em abril, onde irá em missão oficial conhecer experiências europeias nas áreas de gestão de resíduos e de reciclagem de lixo.

“Em Lisboa vou assinar um termo de cooperação com a Companhia de Gestão de Resíduos de Portugal, que tem uma experiência muito bem-sucedida com programas de reciclagem e reutilização do lixo. Quando eu retornar nós vamos assinar esse convênio, que prevê investimentos da Secretaria do Ambiente. Queria agradecer ao secretário Carlos Minc, que, assim como eu e o Axel, tem o compromisso de transformar Niterói na capital verde do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Rodrigo Neves.

O secretário Carlos Minc destacou que esse programa é mais uma parceria da secretaria com a Prefeitura de Niterói e ressaltou que o convênio com o município só será concretizado porque o prefeito Rodrigo Neves conseguiu sanear as contas da cidade e retirar a prefeitura do Cadastro Único de Convênios, o Cauc. “Isso é muito importante destacar, porque se o prefeito não tivesse saneado as contas não poderíamos fazer esse convênio. Após quatro anos, o prefeito Rodrigo conseguiu tirar a prefeitura do Cauc”, afirmou Minc.

Chorume de Seropédica

Na reunião de trabalho entre o prefeito Rodrigo Neves e o secretário Carlos Minc, também foi anunciada a decisão da Secretaria do Ambiente, com o apoio da Prefeitura de Niterói, de encaminhar o chorume produzido na Central de Tratamento de Resíduos de Seropédica para tratamento nas estações de Sarapuí e Alegria, acabando com um problema que já vinha se arrastando ao longo dos últimos seis meses em Niterói. “Isso é resultado de um diálogo muito positivo que nós temos com a Secretaria Estadual do Ambiente no sentido de construir soluções viáveis e que ao mesmo tempo sejam sustentáveis”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.