Ministério da Saúde libera recursos para a saúde de Niterói PDF Imprimir E-mail

Dinheiro vai financiar as obras do Hospital Getulinho e o custeio de unidades de emergência que serão transformadas em UPAs 24h

rn_getulinho1

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou, na noite desta quinta-feira (21.3), ao lado do prefeito da cidade, duas portarias que asseguram recursos para investimentos na rede de saúde do município. O Ministério da Saúde liberou R$ 10  milhões para o início do projeto da prefeitura de transformar o hospital pediátrico Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, em unidade de referência materno-infantil; e R$12 milhões, divididos em repasses mensais,  que serão destinados ao custeio da Policlínica Regional do Largo da Batalha e da unidade de urgência e emergência Mário Monteiro, na Região Oceânica. Com o apoio do governo federal, as duas unidades serão qualificadas e integradas à rede de UPAs do ministério.

As portarias foram assinadas por Alexandre Padilha em cerimônia realizada no Solar do Jambeiro, no bairro da Boa Viagem, em Niterói.

O primeiro passo para transformar o Getulinho em referência regional na área materno-infantil será a aplicação dos R$ 10 milhões na construção do novo setor de emergência da unidade, cuja previsão de conclusão é até o fim deste ano. O ministro Alexandre Padilha afirmou que a prefeitura terá todo o apoio do ministério para a construção do novo hospital Getulinho.

“O Ministério da Saúde quer apoiar essa prioridade do prefeito em cuidar das crianças da cidade de Niterói. Eu acompanhei com tristeza o processo do fechamento da emergência e apoiamos, na parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a abertura do atendimento imediato logo no início do governo do prefeito. Esses recursos de R$ 10 milhões são um passo importante para a construção de um novo hospital não só para as crianças, mas também para as mães, um hospital materno-infantil integrado na Rede Cegonha do Ministério da Saúde”, afirmou o ministro.

O chefe do Executivo municipal lembrou que no dia 3 de janeiro cumpriu seu principal compromisso de campanha, ao reabrir a emergência do Getulinho em parceria com o governo do Estado. O setor, que esta funcionando em um hospital de campanha, já atendeu a 12  mil crianças em dois meses.

rn_getulinho2

“Quero agradecer ao ministro Padilha, que nos recebeu em janeiro quando apresentamos a nossa proposta  do hospital materno-infantil de Niterói, que foi prontamente acolhida. As áreas técnicas da prefeitura e do ministério dialogaram e finalmente estamos aqui hoje para assinar a liberação de recursos para ampliar o financiamento da rede de saúde de Niterói e os R$ 10 milhões para começar nos próximos dias a construção da unidade de emergência pediátrica do futuro hospital materno-infantil de Niterói. O Getulinho será o melhor hospital materno-infantil do Estado do Rio. Esse é o meu compromisso”, ressaltou o prefeito.

O prefeito informou que a proposta de integrar a Policlínica do Largo da Batalha e a unidade de urgência Mário Monteiro à rede de UPAs do Ministério da Saúde também foi apresentada ao ministro logo no início do governo. “Hoje realmente é um dia de conquista história para o nosso município porque esses recursos do ministério para financiar a rede de saúde de Niterói vão se desdobrar em melhor assistência à saúde da população. O nosso compromisso é reverter o processo de desmonte da saúde na cidade, de reconstruir o sistema nos próximos anos. Para isso as parcerias são muito importantes”, destacou Rodrigo Neves.

O secretário de Saúde, Chico D’Ângelo, disse que um dos fatores que levaram ao desmonte da saúde no município, nos últimos quatro anos, foi a não apresentação de projetos para o Ministério da Saúde. “Sabemos como é importante que municípios e estados apresentem suas propostas para o ministério para obter recursos para melhorar o setor. Niterói já foi vanguarda na saúde e retrocedeu. Mas é possível avançar com gestão e parcerias. Acreditamos que em curto prazo vamos dar um salto para qualificar o setor para que a nossa cidade volte a ser exemplo”, afirmou.

Também participaram da cerimônia no Solar do Jambeiro a diretora do Hospital Getúlio Vargas filho, Maria Lúcia Nicolau Pinto; a diretora do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Mário Monteiro, Itamar Tavares de Souza Mello; o diretor da Policlínica Regional do Largo da Batalha, Ramon Lourenzo Farell Sanchez; secretários e integrantes do governo municipal.