logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Secretaria de Ordem Pública de Niterói realiza operação na Lagoa de Piratininga para retirada de construções irregulares e aterros PDF Imprimir E-mail
piratininga

A Secretaria de Ordem Pública de Niterói iniciou, nesta quarta-feira (27.3), em conjunto com o Inea ( Instituto Estadual do Ambiente), através da Coordenadoria de Combates a Crimes Ambientais (Cicca), uma operação para retirada de aterros, carcaças de automóveis, entulhos e derrubada de construções irregulares na Lagoa de Piratininga, na Região Oceânica da cidade. Durante a operação, que contou com o apoio da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, Guarda Municipal, Clin ( Companhia de Limpeza de Niterói) e do 12ºBPM , os integrantes dos órgãos públicos encontraram, somente no lado sul da lagoa, quatro pontes e decks irregulares de madeira que invadiam parte do espelho d'água, além de aterros irregulares. A Lagoa de Piratininga e toda sua margem é considerada área de proteção ambiental permanente.
 

A operação faz parte de uma série ações integradas entre a prefeitura de Niterói e governo do Estado com o objetivo de revitalizar a Lagoa de Piratininga e promover o ordenamento em seu entorno, além de recuperar a faixa marginal. A Cicca atua no combate a esses delitos, integrandos os governos municipal, estadual e federal.


“Nossas equipes fizeram o mapeamento no entorno da lagoa e realmente a situação é crítica. Existem várias frentes acontecendo ao mesmo tempo, que incluem as ações do governo do Estado e da prefeitura de Niterói. Queremos retirar essas construções e aterros que estão dentro e no espelho d'água, para evitar mais assoreamento.O ordenamento na beira da lagoa é de fundamental importância para ajudar salvar toda esse ecossistema” afirmou Marcus Jardim, secretário de Ordem Pública de Niterói.


Utilizando caminhões da Clin e máquinas retroescavadeiras, além de funcionários da prefeitura, a Secretaria de Ordem Pública retirou os decks e entulhos, começando pela Rua Manoel Knust, na ciclovia de Piratininga, no local onde havia um casebre de madeira dentro da lagoa. A operação vai continuar.

piratininga1
Segundo José Maurício Padrone, da Coordenadoria Integrada de Combate a Crimes Ambientais, a ação com a prefeitura retira os entulhos e aterros que impedem a regeneração da mata ciliar, dificultando a regeneração da lagoa.


“O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, já conseguiu, através do Fecam, R$ 30 milhões para a execução de obras que vão revitalizar a lagoa”, observou Padrone.


A Lagoa de Piratininga é uma Unidade de Conservação e área de especial interesse ambiental ( decreto nº 7241-95), e as matas ciliares são consideradas áreas de preservação permanente ( Código Florestal Lei nº 12.651-2012 artigo 4 inciso II b. O artigo diz que área de preservação permanente em zonas urbanas, assim como toda a vegetação natural, arbórea ou não, presente ao longo das margens da lagoa, devem ser preservadas não sendo permitidos aterros, loteamentos ou construções em sua margem.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ